A seleção brasileira de ginástica rítmica escreveu um novo capítulo na modalidade, que conquistou seu primeiro ouro em Copas do Mundo, neste sábado (19).
Em Milão, na Itália, o conjunto do país venceu a disputa geral, que soma as notas das duas séries.
Com os 25.950 nos cinco arcos na sexta (18) e os 26.900 na série mista, de três bolas e dois arcos, o Brasil somou 52.850, superando o Japão e a República Popular da China, que também subiram ao pódio. De forma surpreeendente, as equipes europeias ficaram sem medalhas.
Com a melhor nota nos cinco arcos, tema Mario Bros., e a terceira mais alta na série mista, ao som de “Evidências”, as brasileiras disputam as finais de cada série no domingo (20).
Neste ano, o Brasil havia conquistado três títulos no evento em Portimão, que é da série Challenge Cup, abaixo da Copa do Mundo. A competição mais importante deste ano será o Campeonato Mundial, que acontece no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de agosto.
“Esta é uma etapa de Copa do Mundo que antecede o Campeonato Mundial que será na nossa casa. Conquistamos esta que é nossa primeira medalha de ouro de conjunto geral numa Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau. Estamos felizes, e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor”, comentou Camila Ferezin, treinadora do conjunto brasileiro.
Bárbara Domingos é nona no individual geral e pega final na fita
O sábado também teve a disputa das duas últimas séries da classificatória, que definiram o individual geral. Bárbara Domingos, que havia terminado o primeiro dia em quarto após arco e bola, terminou na nona colocação, com 108 pontos, após as séries de maças e fita.
A rotina de maças, com tema “Garota de Ipanema”, acabou sendo a responsável pela queda de Babi na classificação. Perdendo o domínio do aparelho em dois momentos, inclusive na finalização, a brasileira foi apenas a 33ª do aparelho, com 25.050. Já na fita, com a música “Aquele Abraço”, ela se assegurou na decisão no sexto lugar, com 27.200. Desta forma, Babi disputará três das quatro finais de aparelhos no domingo (20).
“Fiquei muito feliz por ter conseguido essa classificação para a final da fita e por ter terminado o individual geral na nona posição. Como já havia dito, nesta minha última competição antes do Mundial, estar no top 10 é muito importante”, declarou a finalista Olímpica.
A outra brasileira no individual, Maria Eduarda Alexandre, encerrou sua participação na Copa do Mundo neste sábado, 26.450 na fita (11ª) e 26.700 (17ª) nas maças. A jovem foi a 21ª no individual geral, somando 105.100.
O título do individual geral ficou com a italiana Sofia Raffaeli, com 118.250 pontos, seguida pela campeã Olímpica, a alemã Darja Varfolomeev, com 117.450. O bronze ficou com a ucraniana Taisiia Onofriichuk, que fez 114.150.
Copa do Mundo de Ginástica Rítmica Milão 2025: programação
Confira a programação para desse domingo (20), da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica Milão 2025, na Itália, pelo fuso horário de Brasília (calendário sujeito a alterações).
Domingo, 20 de julho
- 09:05 – Final Individual do arco (Bárbara Domingos)
- 09:45 – Final Individual da bola (Bárbara Domingos)
- 10:25 – Final do Conjunto – 5 fitas (Equipe brasileira)
- 11:35 – Final Individual das maças
- 12:15 – Final Individual da fita (Bárbara Domingos)
- 13:05 – Final do Conjunto na série mista (Equipe brasileira)
*Com informações da olympics