Por Fábio Pacheco

Faltam 17 dias para as Olimpíadas de Paris e junto com a contagem regressiva cresce a expectativa para o Brasil e o mundo conhecerem o uniforme que a delegação brasileira usará no desfile de abertura, no dia 26. Tudo isso porque as bordadeiras do Rio Grande do Norte foram as responsáveis por confeccionar o material de apresentação.
No total, 80 bordadeiras de Timbaúba dos Batistas trabalharam nas peças que serão utilizadas na cerimônia de abertura. Os desenhos representam a fauna e a flora do país, com símbolos como a onça-pintada e folhas locais.
As peças são todas feitas com matéria-prima reciclada. Saia branca para as mulheres, calça branca para os homens. Camisetas nas cores da bandeira brasileira e jaquetas jeans, com os bordados artesanais nas costas. Em desfile que acontecerá em barcos pelo Rio Sena.
Isso mesmo, desta vez, os atletas vão usar essas roupas em um desfile diferente. Nada de caminhar em estádios. Os competidores vão ficar em barcos, navegando pelo Rio Sena, com espectadores às margens. A apresentação das peças contou com a presença de porta-vozes do COB, executivos da Riachuelo e a participação especial das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, que receberam uma homenagem em reconhecimento pela excelência do seu trabalho.
O bordado de Timbaúba dos Batistas tem recebido nos últimos anos um apoio especial da gestão municipal, que tem se empenhado cada vez mais em levar as peças para feiras nacionais e internacionais.