O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao hospital DF Star, em Brasília, na noite de sábado (12), e passou por uma bateria de exames para analisar a necessidade de uma nova cirurgia. Essa avaliação será realizada pela equipe médica neste domingo (13). Caso o procedimento seja necessário, poderá ocorrer ainda nesta tarde.
De acordo com Leandro Echenique, que compõe a equipe médica do ex-chefe do Executivo federal no Hospital DF Star, Bolsonaro apresenta um quadro clínico estável. “Acabamos de avaliá-lo, sem nenhuma intercorrência. Houve uma melhora no quadro de dor, e ele está bem confortável neste momento. Realizamos novos exames agora — toda a equipe multidisciplinar que o acompanha repetiu exames de imagem e laboratoriais — e estamos aguardando alguns resultados para tomar a conduta final”, declarouu o médico na noite de sábado.
Bolsonaro passou mal na última sexta-feira (11), em Santa Cruz, município do interior do Rio Grande do Norte. De lá, ele foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, em Natal, e na noite de sábado, levado a Brasília. O médico Cláudio Birolini, especialista em cirurgia geral, foi acionado pela família do ex-presidente. Na manhã de sábado, ele afirmou que Bolsonaro está com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes. Segundo o médico, esse problema é causado por aderências formadas em decorrência das múltiplas cirurgias às quais ex-presidente já foi submetido após levar uma facada em 2018.
*Com informações da Veja