O mais recente Boletim da Balneabilidade do Rio Grande do Norte, divulgado na sexta-feira (28) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), aponta que 12 dos 51 trechos analisados no estado estão impróprios para banho. Outras 39 praias seguem adequadas para os banhistas.
Os pontos considerados inadequados para banho estão distribuídos em diferentes regiões do estado: Baía Formosa / Porto (Praça da Conceição), Tibau do Sul / Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar), Nísia Floresta / Pirambúzios (Corais de Búzios), Nísia Floresta / Pirangi do Sul (Igreja), Nísia Floresta / Foz do Rio Pirangi, Parnamirim / Rio Pirangi (Ponte Nova), Parnamirim / Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), Natal / Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), Natal / Redinha (Rio Potengi), Maxaranguape /Barra (R. Quinze de Novembro), Maxaranguape / Maracajaú (Mercado Público), Touros / Touros (Av. Bom Jesus).
Durante o período do verão, o monitoramento é ampliado para oferecer mais segurança aos banhistas e turistas. Normalmente, são analisados 33 pontos ao longo do ano, mas durante a alta estação o número sobe para 51, abrangendo toda a faixa costeira potiguar, de Baía Formosa a Tibau.
O estudo é realizado por meio de uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), dentro do Programa Água Azul.
Os boletins de balneabilidade são divulgados semanalmente no site do Idema (idema.rn.gov.br) e no aplicativo nacional Praia Limpa.