As ruas São José e Jaguarari, atualmente vias de “mão dupla”, devem ser as próximas onde a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) implantará novo fluxo binário, ficando cada via apenas em mão única. Segundo informações extraoficiais, a Jaguarari vai receber o fluxo no sentido Centro-Candelária, enquanto a São José fica com o sentido Candelária-Centro. A STTU ainda não confirmou detalhes sobre a mudança no fluxo das vias, o que só deve acontecer durante entrevista coletiva marcada para a manhã desta quarta-feira, às 9h30.
Mas esse é um projeto antigo que faz parte de um pacote de medidas de mobilidade urbana iniciado em 2016. O sistema binário começou a ser aplicado pela gestão do então prefeito, Carlos Eduardo (PSD), em avenidas como Antônio Basílio e Nascimento de Castro, depois também nas avenidas Jerônimo Câmara e Capitão-mor Gouveia, que ligam as zonas Sul e Oeste de Natal.
Enquanto ainda não se conhecem os detalhes dessa nova intervenção, a obra ganhou grande repercussão nos últimos dias com a derrubada de árvores antigas que ficavam no canteiro central da rua Jaguarari, o que causou revolta entre moradores da região que se disseram surpreendidos com a retirada das árvores.
Procurada pelo Diário do RN, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), por meio da secretária-adjunta Alessandra Marinho explicou que: “Houve um levantamento de toda vegetação existente na localidade, os quais serão compensados em maior número ao longo das calçadas, já plantadas através de mudas superiores a 2,5m de altura. De fato, foram removidos dois Paus-Brasil, mas que a Prefeitura reitera o compromisso em compensar através de um plantio maior de mudas ao longo das calçadas”.
Já Irapoã Nóbrega, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), pasta responsável pela execução do corte das árvores divulgou vídeo onde afirma que: “O canteiro central será retirado, ali só existem árvores ‘pé-de-nim’ e algarobas, então as calçadas serão alargadas e realmente haverá acessibilidade e acontecerá a replantação/recolocação de novas árvores – já adultas – para oferecer sombra aos pedestres”.
ACORRENTADO
Como forma de protesto pela ação realizada pela Prefeitura, por meio da Semsur, na manhã desta terça-feira (11), o vereador Robério Paulino (PSOL) gravou um vídeo acorrentado a uma das árvores da rua Jaguarari, onde denuncia a irregularidade do ato: “O corte do Pau-Brasil é crime! Segundo a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, com penas que variam de multa até mesmo detenção. Este é o saldo da irresponsabilidade da prefeitura: 2 Paus Brasil; 2 Craiberas; 1 pinha; 8 algarobas; 1 limoeiro e 4 nims”.