“Só será candidato um dos dois”, afirmou o pré-candidato a prefeito de Natal, o comunicador Bruno Giovanni, o BG, ao explicar que possui um acordo político com o também pré-candidato a prefeito da Capital e deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). BG, que anunciou nesta quarta-feira (13) que se filiará ao PSDB no próximo sábado (16), detalhou que ele e o parlamentar chegaram ao entendimento de que será candidato aquele que estiver melhor posicionado e com melhores perspectivas dentro do processo de sucessão municipal.
“Meu projeto e o de Paulinho não divergem, se somam. Meu combinado com Paulinho Freire continua. Se ele for candidato a prefeito, eu não sou; se eu for candidato a prefeito, ele não é”, explicou BG, completando que ambos se falam quase que diariamente e estão alinhados em cada um fazer sua própria programação para, “depois, sentar juntos para conversar e ver quem tem mais possibilidades e viabilidades”.
Sobre o fato de Paulinho Freire ter confirmado sua pré-candidatura e já ter iniciado sua “pré-campanha” no município, e questionado pelo Diário do RN se isso significaria que ele abriria mão de sua pré-candidatura para o deputado federal, BG respondeu: “Se Paulinho tiver melhor posicionado do que eu e melhores perspectivas, sim. Caso contrário, invertem os papéis. Mais do que normal ele buscar a viabilidade dele e eu a minha. Isso não é antagônico”.
Perguntado ainda se aceitaria ser candidato a vice-prefeito em uma composição com Paulinho Freire, BG afirmou que não é esse o seu desejo. “Apesar de ser honrado você ser vice-prefeito de uma cidade como Natal, não é isso que almejo. Tenho um desejo pessoal antigo e ficaria muito frustrado de, pelo menos, não tentar ser candidato. O PSDB tem um grande projeto político para 2024 e 2026 e a minha filiação faz parte desse grande projeto para esses dois anos eleitorais”.
BG falou que um dos planos do PSDB no RN é conquistar uma grande quantidade de prefeitos, vices e vereadores eleitos no pleito de 2024 e que, para isso, o partido tem passado por uma profunda reestruturação interna em diversos municípios potiguares. “Atingindo isso, a sigla está muito bem posicionada para 2026, independente de aliança política ser com esquerda ou direita. É a minha leitura e acho que o presidente do partido, que é uma águia nessa costura, está fazendo o dever de casa muito bem feito”, disse.
Para o comunicador, o fato dele se filiar ao PSDB, cujo grupo político na Capital possui vários vereadores que já apoiam a pré-candidatura de Paulinho Freire para a Prefeitura de Natal ou que integram a bancada do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), não o afeta em nada. “O apoio que esses vereadores dão ao prefeito é administrativo e ele, publicamente, disse que ainda não tem candidato. Estou me filiando ao PSDB em entendimento com os cinco vereadores”, justificou.
FILIAÇÃO SERÁ NESTE SÁBADO
O pré-candidato à Prefeitura de Natal afirmou que tomou sua decisão pelo PSDB nesta quarta-feira (13), após ter passado meses conversando com diversos partidos políticos em atuação no Rio Grande do Norte. “Bati o martelo e vou me filiar ao PSDB. Me filio ao partido por segurança política e pelo projeto deste para o próximo ano. Também por este ter estrutura para ter uma candidatura a prefeito, ter vários vereadores eleitos para a Câmara Municipal e candidatura própria, sem precisar ceder”, disse.
BG falou ainda sobre seu histórico com a legenda. “O PSDB foi o único partido que fui filiado na minha vida, nos anos 90 e cheguei a presidir o partido por cinco anos seguidos. Volto para ele agora. Me filio ao PSDB por eu ter segurança política no partido, de que, se eu mantiver minha pré-candidatura e for candidato no ano que vem, o partido vai me dar as condições para tal”.
E falou sobre sua amizade de décadas com o presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira. “Tenho uma relação de amizade que já ultrapassa 30 anos com Ezequiel. Depois, pela estrutura que o partido está montando em Natal. Já são cinco vereadores na legenda e irá filiar uma quantidade de pré-candidatos fortes e que já foram candidatos em outras oportunidades e outros que têm viabilidade eleitoral para ocupar a grande quantidade de vagas na CMNAT em 2024”.
Ele assinará sua filiação no próximo sábado (16), durante a “Convenção da Capital”, na Câmara dos Vereadores, a partir das 9h30. Na ocasião, se filiarão também os vereadores Aldo Clemente, Klaus Araújo, Hermes Câmara, Herberth Sena e Anderson Lopes, que chegam ampliando a bancada tucana na Câmara Municipal e que integrarão a nominata de 30 nomes que concorrerá as eleições 2024.
Ezequiel Ferreira confirmou presença no evento. “Os vereadores e o novo Diretório de Natal terá carta branca para as eleições 2024. Queremos montar uma das maiores nominatas que vão concorrer a vereador na capital. Vamos ouvir além dos cinco vereadores, os pré-candidatos e os segmentos das Mulheres, Juventude, Diversidade e Tucanafro. Queremos um partido como no interior, cheio de representações e que seja ouvido”, falou.