A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá amarela no mês de julho. Com a decisão, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre em razão da continuidade do período seco em diversas regiões do país, cenário que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar mensalmente aos consumidores as condições de geração de energia no Brasil. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional. Já a bandeira amarela sinaliza aumento moderado nos custos de geração, enquanto as bandeiras vermelhas representam encargos maiores devido ao uso mais intenso de fontes de energia mais caras.
A Aneel orienta que, mesmo sem mudanças na bandeira em relação ao mês anterior, os consumidores adotem medidas para reduzir o consumo de energia, como evitar desperdícios, desligar equipamentos quando não estiverem em uso e optar por aparelhos mais eficientes. A economia de energia contribui para diminuir o valor da conta e reduz a necessidade de acionamento de fontes de geração mais onerosas.
Julho será o segundo mês consecutivo com a bandeira amarela em vigor. Em junho, a agência já havia adotado a mesma sinalização diante da redução das chuvas e da piora das condições de geração de energia no país.

