A folia de momo na capital potiguar tem início nesta quinta-feira (16), no Largo do Atheneu, no bairro Petrópolis. O Cortejo de Grupos Tradicionais começa às 17h e segue com o Frevo do Xico (19h), Khrystal e Juliana Linhares (21h) e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró (23h).
Após dois anos sem festa por conta da pandemia, a Prefeitura do Natal investe em 2023 cerca de R$ 7 milhões para oferecer atrações nacionais e locais em seis polos, distribuídos por Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré e Redinha.
“O carnaval de Natal edição 2023 vai ter em sua grade 95% de talento potiguar. Os 5% restantes com artistas convidados de outros estados fazendo essa grande interação das matrizes fundantes do carnaval brasileiro, samba, o afoxé, o frevo trioeletrizado e o frevo metalizado. E aí entram também os grupos folclóricos com as suas diferenças, com seus recortes identitários locais”, afirma o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
“A expectativa é muito grande, os foliões estão assim excitadíssimos, no bom sentido, da euforia, da alegria, do carnaval pacificado que é Natal. Os hotéis estão com suas reservas já exauridas. Isso significa dizer que a cidadania, a reafirmação da identidade cultural e a circulação econômica, dentro da economia criativa, da economia da cultura, vai trazer a pujança para esse evento que, em última instância, é mesmo a marca, é um ativo de exportação da nação, do Brasil para o mundo. É uma cultura viva, expressional e potente. O carnaval de Natal é parte dessa rede nacional. Natal, hoje é o terceiro destino mais procurado. Que bom, carnaval pulsando e o verbo é esse, carnavalizar”, finaliza o secretário, que durante esta quarta-feira (15) visitou os polos carnavalescos para inspecionar se estava tudo pronto para a folia.
A programação do carnaval de Natal 2023 conta com atrações nacionais como Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, Monobloco, Attoxxa, Sergynho Pimenta, Ricardo Chaves, Academia da Berlinda, Michele Andrade, Aduílio Mendes, Felipe Cordeiro e Johnny Hooker. As bandas Cavaleiros do Forró, Grafith, Circuito Musical, Pagode do Coxa, Luisa e Os Alquimistas e Ribeira Boêmia também estão na programação, além de nomes locais de destaque como Khrystal, Valéria Oliveira, Samara Alves, Pedro Luccas, Isaque Galvão e Yrahn Barreto.
Natal Digital
Uma novidade este ano é que o folião tem disponível o aplicativo Natal Digital, desenvolvido pela Prefeitura do Natal e disponível para Android e iOS. A ferramenta permite o acesso à programação completa dos seis polos, dos shows, blocos, desfiles, serviços e notícias relativas aos dias de festa.
Além da programação, a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), responsável pelo app, disponibiliza informações sobre restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos localizados no entorno dos seis polos da folia. Os foliões também poderão avaliar e dizer o que acharam do carnaval de Natal, bem como, fazer sugestões de melhorias para os próximos anos.
O aplicativo Natal Digital, lançado em 2020, é uma ferramenta disponível para a população utilizar ao longo de todo o ano, onde, além de notícias, o usuário tem acesso a serviços como agendamento do Cadastro Único, atendimento na STTU, solicitação de serviços de iluminação, Cartão do Artesão, acionamento da Defesa Civil, mapa de pontos de wi-fi gratuito e solicitação de serviços de tapa-buraco.
STTU define operação especial para período do Carnaval de Natal
Para garantir a segurança no trânsito dos foliões durante os dias de folia e minimizar o impacto no trânsito para quem mora e precisa transitar nas regiões de concentração, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, definiu a operação especial para cobrir o carnaval nos diversos pontos da cidade.
Para monitorar o trânsito, 85 agentes de mobilidade estarão em campo por dia acompanhando os principais bloqueios dentro do circuito do Carnaval de Natal. O efetivo contará com 07 viaturas, 30 motos, um caminhão guincho e um caminhão equipado com sistema de elevador tipo sky para manutenção de ocorrências nos semáforos.
O transporte público vai operar com ordens de serviços: na sexta, normal; sábado e domingo, com escala tradicional; segunda e terça-feira, ordem de serviço de domingo. O folião contará também com o sistema de transporte opcional, o serviço de táxis e o transporte por aplicativo.
A STTU orienta o condutor de veículo a respeitar a sinalização, as orientações dos agentes de mobilidade, a velocidade máxima estabelecida para a via e se for beber, não dirigir. No caso de emergência no trânsito, ligue 156.