A atleta potiguar Julia Bessa da Associação de Ginástica de Natal (AGINAT) é a nova Vice-Campeã Sul-Americana de Ginástica Rítmica da categoria Júnior, conquistando duas medalhas de ouro e três de prata, durante o Campeonato Sul-Americano Júnior de Ginástica Rítmica, ocorrido na cidade de Assunção, Paraguai, entre 28 de novembro a 02 de dezembro de 2023.
Com a participação de atletas de todos os países da América do Sul, a ginasta natalense obteve o expressivo resultado de ter conquistado cinco medalhas, sendo três pratas, no individual geral e nos aparelhos bola e arco, além de levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio por equipe júnior individual e equipe júnior individual e conjunto.
A sua treinadora, Gilmara Lira, ressaltou que “Júlia vem se preparando desde o meio do ano para essa competição e este resultado expressivo mostra sua evolução ao longo do ano.”
A atleta Júlia Bessa coleciona conquistas em sua carreira, como campeã brasileira absoluta, medalhista do Campeonato Mundial Gymnasiade e de Campeonatos Sul-Americanos. Ao realizar uma avaliação do ano de 2023 ela ressalta que “foi um ano cheio de aprendizado e realizações, já para 2024, vamos continuar trabalhando muito para tornar outros sonhos realidade”.
Já para o árbitro Internacional de Ginástica Rítmica e Vice-presidente da Federação de Ginástica Norte-rio-grandense Leonardo Paliot “o sucesso de Júlia é muito importante para a consolidação do Rio Grande Norte como um estado de destaque no cenário nacional. Os recentes êxitos alcançados nos coloca em um patamar que comprova a qualidade do trabalho desempenhado no RN.”
A AGINAT é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014 e desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 120 crianças entre 6 e 17 anos, em 2 polos, nos bairros de Mãe Luiza e Cidade da Esperança. Além disso, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional, já acumulando diversos títulos importantes de campeão regional, brasileiro, sul-americano e pan-americano.