Primeira prefeita da América Latina, em 1928, Alzira Soriano, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do RN em sessão solene nesta segunda-feira (8), data também alusiva ao Centenário do município de Lajes.
A homenagem foi proposta pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB), que ressaltou a importância de valorizar o legado desta mulher lajense que fez história na política e abriu caminhos para que muitas outras pudessem seguir carreira na política, enquanto em seu papel de prefeita, ela possibilitou avanços significativos: “Seu governo em Lajes ficou marcado pela construção de escolas e obras de infraestrutura, como estradas que ligavam a sede do município aos distritos, além de melhorias na iluminação pública a gás”.
O propositor também reforçou a importância de Alzira Soriano para a Política brasileira e mundial, comemorando o Centenário de Lajes, marcado por lutas e muita história: “Nós protagonizamos a primeira eleição de uma mulher para um cargo eletivo na América Latina, culminando com a posse da primeira mulher prefeita”, enfatizou. Na época, a conquista teve repercussão internacional, noticiada no jornal americano The New York Times.
Na solenidade, também foram homenageados: Felipe Ferreira de Menezes Araújo – prefeito de Lajes; Lúcia de Fátima Soriano de Souza – representante do Museu Luiza Alzira Teixeira Soriano; Marjorie Cortez Gomes de Souza – representante da família de Alzira Soriano (In memoriam) e João Batista Gomes de Sena – empresário do município de Lajes.
Exposição Alzira Soriano:
De 08 a 12 de maio a Prefeitura Municipal de Lajes em parceria com a Assembleia a Legislativa promove a exposição “Uma Homenagem a Alzira Soriano no Centenário de Lajes”, retratando a história da lajense que desbravou a política em um tempo que as mulheres aos poucos, ganhavam voz na política. A exposição será montada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa e ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 15h.

