A cidade de São José do Campestre, situada no Agreste potiguar, foi abalada pelo brutal assassinato do prefeito Neném Borges, no dia 18 de abril deste ano. De acordo com delegado Wellington Guedes, o crime que causou grande abalo na comunidade de 11 mil moradores, teve razões políticas relacionadas ao apoio do prefeito às forças policiais na batalha contra uma organização criminosa e ativa na região.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em coletiva nesta terça-feira (26), divulgou que um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o suspeito, chefe local de uma facção interestadual. Sua identidade permanece em sigilo, contribuindo para a manutenção do processo em segredo de justiça.
Conforme o delegado Wellington, responsável pelas investigações, o criminoso teria decidido assassinar Neném Borges em represália ao apoio institucional dado pelo prefeito às ações policiais na cidade. O conflito agravou-se com a apreensão, 15 dias antes do homicídio, de um colete balístico e uma arma de fogo relacionados ao suspeito, utilizada em outro crime.
Wellington destacou que o assassino, além de manifestar sua intenção de matar o prefeito, agiu com extrema perícia durante a execução. Imagens das câmeras de segurança revelaram um indivíduo completamente coberto, usando luvas cirúrgicas e evitando tocar em superfícies, indicando um alto grau de profissionalismo.
O crime ocorreu por volta das 23h, quando o autor, pulando o muro de uma escola abandonada, adentrou a casa do prefeito pelo portão aberto. Neném Borges, de 43 anos, foi alvejado com três tiros no rosto enquanto descansava no sofá. Apesar de outros familiares estarem presentes, nenhum deles foi atingido.
Neném Borges, agricultor e político, deixou esposa e dois filhos. Ele estava em seu segundo mandato como prefeito, sendo reeleito pelo MDB em 2020. O assassinato revela a tensão política e a violência ligada ao combate ao crime organizado em uma comunidade que busca manter a ordem e a tranquilidade.
O caso continua em desenvolvimento, e as autoridades intensificam os esforços para capturar o suspeito foragido, cuja identidade permanece um mistério em meio às complexas ramificações do crime.

