A ARTE NAÏF DE NILSON
VIDA DE ARTISTA
Francisco Nilson dos Santos, conhecido no meio artístico como Nilson. Natural de Currais Novos-RN, onde nasceu em 17 de junho de 1970. Filho de Francisco Alves e Maria do Carmo Silva. No Início iniciou a sua atividade fazendo letreiro, abrindo letras para fachadas comerciais e designer publicitário. No mundo da arte não é novidade o artista iniciar a sua carreira profissional num segmento e se despertar mais adiante para aquilo que melhor irá representá-lo como opção que possa satisfazê-lo pessoal e mercadológica. Alfredo Volpi (1896-1988), por exemplo, iniciou a sua carreira como marceneiro, encanador, decorador de paredes e mais tarde fez a opção de entalhador e pintor, tornando-se então um dos maiores pintores ítalo-brasileiros de todos os tempos. Retornando ao nosso artista Nilson, além de abrir letreiros, os comerciantes pediam ao artista que desenhasse uma figura que pudesse identificar o estabelecimento. Entre desenhos aqui e outros acolá, se despertou para o aprimoramento e a pintar em painéis e telas para pinturas profissionais.
INFLUÊNCIAS IMPORTANTES
Não foram só os letreiros e desenhos que influenciaram o artista Nilson, teve certamente aquilo que chamamos de percepção, sentimento, o “nascer para isto ou aquilo”, pois vendo desde criança pessoas pintarem e o seu irmão Francisco de Assis desenhar, permitiu então o despertar em definitivo para as artes plásticas em 1985. Depois deste período o reconhecimento foi imediato, contribuindo ao Nilson a venda de muitas telas e recebendo a partir daí elogios de muitos colegas e pessoas da área das artes visuais. Em 2005 foi incentivado a participar da sua primeira exposição e em 2006 participou da I Exposição de Arte Ingênua da Cidade do Natal, realizada na Capitania das Artes, onde saiu na Revista Brouhaha. É um dos maiores artistas Naïfs do nosso tempo.
EXPOSIÇÕES
Outras exposições foram também realizadas pelo artista: IV Salão da Semana da Marinha de Natal-RN, na Pinacoteca do Estado, em 2006, sendo premiado inclusive com a Menção Honrosa com a Obra “Liberdade 1”; Exposição de Artes Potiguares na Suécia, na Galeria Vanda Sida 1 Tr upp t.v. Linkopings Stads Bibliotek, na cidade de Linkopings na Suécia, em agosto e setembro de 2008; II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar; Fórum das Artes, em Mossoró-RN de 15 de junho a 15 de setembro de 2017, onde foi premiado com a obra “Vida de Cangaço”; selecionado para participar da XV Bienal de Artes Naïf do SESC de Piracicaba-SP em agosto de 2020; V Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, Natal e Mossoró, onde também foi premiado neste Salão; Era uma Vez… – 10 anos dos amigos da Pinacoteca em 2024 e diversas outras exposições importantes.
Além de cidades do RN, na Paraíba, na Argentina, no Paraguai, várias das suas telas estão espalhadas por diversos países.
ATELIÊ
O artista mantém um ateliê, o Sertão das Artes, em Currais Novos-RN. Como boa parte do tempo ele fica em Acari-RN, lá ele produz os seus trabalhos. As suas artes são comercializadas via redes sociais, tais como Facebook, WhatsApp e Instagram (@francisconilsondossantos). Nilson é mais um artista do RN que orgulha a todos nós com a sua hábil e orgulhosa arte plástica.