A ARTE DE FRANCISCO EDUARDO


CARACTERÍSTICA DO EXPRESSIONISMO
Na História da Arte há alguns termos como estilo, técnica, pictórico, movimento, estética, etc. O Expressionismo é um movimento artístico e teve a sua origem entre os anos 1904 a 1905 na Alemanha, é vanguardista e se antepôs ao Movimento Impressionista. No entanto, e basicamente independente de luz, cor, reações das faces e em que tempo o artista tenha produzido a sua arte, e tendo surgido décadas e mais décadas depois, podemos inferir que o Expressionismo está na “Mulher Lendo uma Carta” (1665) de Vermeer, ou o “Grito” de Munch de 1893, “Saudades” (1899) de Almeida Júnior ou os “Comedores de Batata” (1885) de Vincent Van Gogh. As expressões e o contexto social caótico onde se encontra o artista, ou a sua própria realidade vivida, pode estar manifestado o Expressionismo em suas telas.
O ARTISTA
Francisco Eduardo da Silva Oliveira, ou apenas Fco Eduardo, como são assinadas as suas telas, é filho de Paulo Eduardo (in memoriam) e Marluce Henrique. Natural da cidade de Santa Cruz (RN), tendo nascido 1971 e vindo a residir em Natal (RN) no mesmo período. Francisco Eduardo disse que a sua mãe observou nele um talento pelas artes, e logo tratou de colocá-lo em um curso de desenho e pintura aos 12 anos de idade. Trabalhou ainda em agências de propagandas e comercializou automóveis através de consórcios. Deste último emprego foi despedido, pois segundo Francisco Eduardo, o seu chefe notou que ele vendia mais quadros do que veículos. Foi professor de arte aos 26 anos e a partir daí percebeu que deste gostar surgiriam telas magnificas para o nosso deleite e a apreciação da crítica local, nacional e internacional.
ESTILO E TÉCNICA
Os elementos utilizados pelo artista são variados, e já se dedicou em pintar o cotidiano e paisagens brasileiras, mas basicamente as suas telas são marcantes pela dedicação ao movimento expressionista, apesar de que há também um misto de surrealismo, cubismo e figurativismo estilizado. Quanto à técnica, observo a inquietante maneira do artista Francisco Eduardo ao utilizar de forma bem elegante acrílica sobre tela, óleo e mista, aquarela e tantos experimentos só concebíveis por artistas do seu potencial.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
Foram várias as exposições, e algumas delas em 2021 – Em Torno do Beco, Galeria Newton Navarro – FUNCARTE – Natal/RN; 1985 – Atelier Central – Natal – RN; 1992 – Salão de Artes Plásticas do RN – Natal RN; 1997 – Salão de Artes Visuais – Palácio da Cultura – RN; 1999 – Aposte com Arte – Capitania das Artes – Natal – RN; 2005 – Galeria Arte Brasilis – Lisboa – Portugal; 2006 – Galeria Buuf – Amsterdam – Holanda; 2008 – Galeria Espacio e Tiempo – Aranjuez – Madrid – Espanha e a mais recente em 2024 – com curadoria de Manoel Onofre Neto e Dione Caldas, e organizada por mim e Isaura Rosado, a Exposição: Era uma Vez… 10 anos dos Amigos da Pinacoteca.
GENIALIDADE
Francisco Eduardo, em meio a tantos que apresentarei nesta minha coluna no Diário do RN, com as suas artes e histórias, é daqueles que podemos caracterizar como um grande artista visual brasileiro.