ALEX GURGEL, O MAGO DA VERDADEIRA ARTE LUZ
A FOTOGRAFIA
A palavra parece dizer tudo, mas são muitas as narrativas sobre o surgimento do dispositivo ou dispositivos que fizeram e fazem gerar até aos dias atuais a arte mais interessante inventada pelo homem depois do uso dos pinceis e das telas de todas as formas para produzir imagens. A palavra é muito forte: a Arte de Escrever com a Luz, ou Registrar com a Luz. De Leonardo da Vinci, o genial artista, matemático e cientista do Alto Renascimento, que iniciou os experimentos com câmeras escuras, da invenção de Louis Jacques Mandé Daguerre (1787 – 1851), Joseph Niépce (1765 – 1833), com o daguerreótipo, um aparelho primitivo para fotografar, de D. Pedro II (1825 – 1891), que utilizou pela primeira vez a máquina fotográfica no Brasil em 1840, todos esses nomes nos fazem viajar no tempo da história. De forma sucinta, em poucos linhas que a coluna me permite, percebemos a importância da fotografia na arte, e dos vários artistas brasileiros como Sebastião Salgado, Felipe Dana e tantos conhecidos mundialmente que tem proporcionado aos nossos olhares imagens belíssimas.
SOBRE ALEX GURGEL
No Rio Grande do Norte não há duvida de que temos um artista fotográfico que domina vários tipos de movimentos dentro do seu seguimento, o seu nome: Alexandro Oliveira Gurgel, nascido em 22/10/1963. Natalense, casado, jornalista, professor, graduado em Letras pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), repórter, colunista, artista visual, trabalha na área de Cultura e fotografia há mais de 30 anos, e, evidentemente, fotógrafo. Com a sua lente potente, Alex Gurgel sempre nos proporcionou imagens imensuráveis do que ele captura, trazendo reflexões profundas sobre a vida, seja como documento fotográfico, a publicidade, o retrato, focando nas expressões e na leitura do que está em sua volta de forma sensível e profissional, além, é claro, da captura de paisagens representativas do nosso regionalismo, imprimindo mensagens em fotos fortes e de narrativa histórica premiada por muitos. O filho de Alexis Fernandes Gurgel e Romilda Oliveira Fernandes, é um exemplo de grandiosidade e capacidade impar no que faz.
ALGUNS DESTAQUES IM PORTANTES
Um dos fundadores da APHOTO (Associação Potiguar de Fotografia), ficou no cargo de Presidente da entidade durante 10 anos. Em 2010, criação da 1ª Escola de Fotografia do RN, o Engenho de Fotos: www.engenhodefoto.com . Em 2015, ganhou o prêmio como o “Melhor Fotógrafo” cultural do RN, cujo evento foi realizado pelo jornalista Toinho Silveira. Em maio de 2018, conquistou o 1º Lugar no Concurso Fotográfico promovido pelo Festival de Cinema do RN (CineFestRN). Destaque internacional, ganhado por várias vezes o primeiro lugar no Fotógrafos Sem Fronteiras. Em 2022, participou da exposição coletiva “Da Brisa a Caatinga – uma jornada fotográfica do litoral ao sertão do Rio Grande do Norte”, no Bardallo’s, um barzinho cultural na Cidade Alta. – Em 2024, participação da exposição coletiva “Era uma vez…” de artistas Amigos da Pinacoteca celebrando 10 Anos, na Pinacoteca do RN. – Em 2024, participação na exposição coletiva “Ser Tão Seridó – Cenas do Geoparque”, realizado na Rampa (Natal RN) de agosto à outubro e na Escola de Medicina do Seridó (Caicó RN) em outubro e novembro.