OLYMPIA BULHÕES, UMA ARTISTA COMPLETA
DETERMINAÇÃO
Certo dia visitei o ateliê de Olympia Bulhões, na Cidade Alta, entre a rua Apodi e a Rua Princesa Isabel, juntamente com Nilson e Dalvaci Neves. Telas estavam à mostra em todos os cantos do seu espaço mágico e multicolorido. Muitos e muitos Naïfs, mostrando a sua imensa contribuição para este movimento no Brasil. Determinada e pintando incessantemente, valoriza de forma técnica o seu estilo, e ao mesmo tempo que mostra a sua importância, a simplicidade e a autêntica caracterização que a arte propõe.
Além de fundadora do ateliê que leva o seu nome, ela é uma artista que tem o reconhecimento da crítica local e de outros estados.
MAIS DA ARTISTA
Olympia Bulhões nasceu em Natal (RN), em 24/09/1966. Filha de Jupiracy de Andrade Bulhões e Leon Denis Bulhões. É formada em Arte Educação pela UFRN. Para ela a arte está em sua genética. Sem muita pretensão e de família simples, tem como inspiração os seus tios Prentice Mulford, irmão do seu pai, era músico, tocava cavaquinho, foi do madrigal e professor da Escola de Música da UFRN – EMUFRN, e Levi Bulhões, artista plástico com mais de 50 anos de carreira e obras distribuídas pelo mundo afora, onde para Olympia é o tio que ela mais se espelha. Estudou ainda na antiga Escola Doméstica. Desenha e pinta desde criança, apesar de que existiam momentos que o foco era em outras atividades. Já mergulhou em várias fontes na pintura. Por influência do artista Nilson de Currais Novos, que a incentivou a olhar mais atentamente para o Naïf, tendo então na pandemia da Covid em 2020 se dedicado com mais afinco neste movimento. Tem obra de arte na Pinacoteca do RN e na PIM de Mossoró.
PRODUTORA CULTURAL
Para Larissa Bianca, a sua produtora cultural, Olympia Bulhões é uma artista plástica cuja jornada nas artes é permeada por uma paixão profunda e uma busca incessante por expressão autêntica. A trajetória de Olympia na arte iniciou-se com uma incursão nas artes cênicas, mas foi nas artes plásticas que ela encontrou sua verdadeira vocação. Foi durante a disciplina de cerâmica (no seu curso da UFRN), orientada pela talentosa professora Ana Antunes, que Olympia teve seu primeiro contato com as mandalas. A paixão por construí-las a levou a transcender a cerâmica, dedicando-se, de fato, à pintura dessas formas geométricas.
ALGUMAS EXPOSIÇÕES
Mulheres D’Arte – Catálogo de Mapeamento de Artistas Visuais do RN – 2021; FIAN 2021 – 3° Festival Internacional de Arte Naif (premiada pelo voto popular); Mostra Internacional Naïf de Arte Erótica 2021 ; Sexto Salão Dorian Gray de Arte Potiguar 2021 (com catálogo); Exposição NAIFS Modernistas, Contemporâneos; Homenagem de 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 – São Paulo – 2022; Comenda Dorian Gray – Natal RN – 2022; Exposição Coletiva Era Uma Vez… – Dez Anos dos Amigos da Pinacoteca – Natal RN – 2024; Exposição Coletiva Pinceis e Paixão, a Arte das Mulheres no Maior São João do Mundo – Campina Grande PB – 2024; Exposição Coletiva na abertura da Pinacoteca de Mossoró – PIN 2024; Contemplada na Seleção Pública – FOMENTO À CULTURA – Natal RN – 2024 e integrou o Calendário da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte – Esmarn – Ano 2023.