SURREALISMO
Acontece desde o dia 13 de junho de 2024, no NAC/UFRN – Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a exposição: EXPLORANDO O SURREALISMO ENTRE SONHOS, com cerca de 120 obras produzidas pelos alunos de Artes Visuais do NAC/UFRN. As visitações ficarão abertas ao público até o dia 27 de junho de 2024, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h.
De acordo com Larissa Araújo, da Agecom/UFRN, a mostra apresenta trabalhos produzidos pelos alunos, criando uma ponte entre o atelier e a comunidade interna e externa à UFRN. Ainda segundo o produtor cultural do espaço, Irley Silva, além de exibir suas obras, essa exposição oferece uma oportunidade de demonstrar os frutos do aprendizado dos alunos. “A mostra não apenas celebra a criatividade e o esforço dos alunos, mas também reforça a importância da arte como meio de expressão e de comunicação na sociedade, promovendo a cultura e o desenvolvimento social”.
MUSEU ITINERANTE
Financiado pelo Ministério da Cultura e com Emenda Parlamentar do ex-senador Jean Paul Prates, acontecerá em Francisco Dantas, Caicó, Goianinha e Areia Branca, a I Exposição do Museu Itinerante – Entre retalhos, linhas, agulhas e mãos femininas: bonecas de pano do Nordeste brasileiro. Além de percorrer estas quatro cidades, uma outra exposição será focada totalmente em Arte Popular Potiguar, só com artistas do RN, em data ainda a ser confirmada no segundo semestre de 2024.
A mostra tem a curadoria de Paulo Gomes e organização de Fernando Ferreira – Caicó; João Lucas – Goianinha; Carla Cecília – Areia Branca e André Campos de Francisco Dantas. As obras são de bonequeiras de diversos Estados do Nordeste.
O museu sobre rodas sairá nas zonas rurais e periferias, com o propósito de democratizar o acesso à arte, que em alguns lugares chega de forma escassa. Além de levar conhecimentos, o museu itinerante propiciará através das oficinas futuros artistas, gerando emprego e renda.
Dia 22/06/2024, às 19 horas, o museu sobre rodas estará estacionado em frente ao Museu de Cultura Popular – Francisco Dantas-RN.
PALCO GIRATÓRIO 2024 – SESC RN
Lançado em 1998, com mais de 5 milhões de expectadores em todo o Brasil, reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento teatral, chega em Natal, Mossoró e Caicó, o Palco Giratório, visto como uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas.
SUCESSO
Em sua 26ª edição circulando desde abril, onde irá até dezembro com 404 apresentações, 264 cursos, oficinas e realizado por 17 grupos artísticos, com espetáculos de teatro, dança e circo, alcançando 80 cidades e 25 estados e o Distrito Federal.
INCLUSÃO
O Palco Giratório deste ano traz espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. O circuito também destaca o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século.