Após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já estava no quarto após a cirurgia, o médico cardiologista Leandro Echenique informou durante coletiva de imprensa que isso não ocorreu e que “‘não há nenhuma previsão de saída da UTI neste momento”. Echenique classificou a cirurgia como “muito complexa”, mas pontuou que o resultado final foi “excelente”.
“Esse procedimento, que foi extremamente complexo, felizmente terminou muito bem. Foi um procedimento onde o resultado final foi excelente. É claro que um procedimento de grande porte, com 12 horas de duração, implica em alguns cuidados muito específicos do pós-operatório. (…) Não houve nenhuma complicação. Realmente, foi o que era esperado, um procedimento muito complexo. E agora, nos cuidados pós-operatórios, quando há um procedimento muito prolongado como este, o organismo do paciente acaba tendo uma resposta operatória muito importante, fica muito inflamado”, disse.
“São uma série de intercorrências que podem acontecer que, agora, todas as medidas preventivas serão tomadas. Por isso que ele encontra-se na UTI neste momento. E vai ser um pós-operatório muito delicado e prolongado. (…) O importante é que ele saia 100% recuperado, então todos os cuidados vão ser tomados e, no momento, é claro que não há nenhuma previsão de saída da UTI neste momento”, completou o médico.
Em coletiva realizada na manhã desta segunda (14), os médicos informaram que não há previsão de alta da UTI neste momento. De acordo com eles, o procedimento foi o mais longo e complexo enfrentado por Bolsonaro desde a facada sofrida na campanha eleitoral de 2018, devido à grande quantidade de aderências na parede intestinal. Mesmo assim, a cirurgia foi considerada bem-sucedida.
*Com informações da CBN