O abastecimento para as cidades de Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Cachoeira do Sapo, zona rural de Santana do Matos e Santa Maria, foi suspenso na noite desta quinta-feira (5), após o rompimento de uma parede do Canal do Pataxó, que recebe água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
A previsão é de que o sistema de abastecimento seja reativado na próxima quarta-feira (11), no período da noite. Após a religação da Adutora Sertão Central, o abastecimento será normalizado de forma gradativa, num prazo de até 72 horas.
Entenda:
A parede do Canal do Pataxó, em Itajá, sofreu um rompimento na noite da quinta (05). A válvula dispersora foi fechada e após a secagem do canal, amanhã (quarta 11) o serviço de reconstrução do trecho da parede será realizado da forma mais ágil possível para que o abastecimento da região seja restabelecido o quanto o antes. Todos os esforços estão sendo empenhados pelas equipes para minimizar os transtornos à população.
Canal Pataxó
O Canal do Pataxó é uma obra pública hídrica de perenização do rio Pataxó através de uma tomada d’água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Localizado entre os municípios de Itajá/RN e Ipanguaçu/RN, no contexto da bacia hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu, o canal possui 9,0 km de extensão.
Inaugurado em 1995, o canal tem como empreendedora a SEMARH e regulador o Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN). Trata-se de um canal por gravidade, que efetua a transferência da tomada d’água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves até o rio Pataxó, com capacidade de adução de 2,2 m3/s.
As águas do canal são utilizadas principalmente para irrigação, criação de peixes e abastecimento humano, com destaque para a captação do sistema adutor Sertão Central-Cabugi, cuja operação é realizada pela CAERN, e a captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE para atendimento à população do município de Itajá.