Close Menu
Portal Diário do RN
    Últimos Posts
    Trânsito

    Ação educacional acontece em Parnamirim; Iniciativa em parceria com PRF está em desenvolvimento

    Educação
    Ali Khamenei

    Líder supremo do Irã reaparece publicamente em cerimônia religiosa após semanas sem aparições

    Mundo
    Competição

    Edição da Copa Natal Master acontece neste mês com torneios de vôlei e basquete

    Esportes
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Últimas
    • Ação educacional acontece em Parnamirim; Iniciativa em parceria com PRF está em desenvolvimento
    • Líder supremo do Irã reaparece publicamente em cerimônia religiosa após semanas sem aparições
    • Edição da Copa Natal Master acontece neste mês com torneios de vôlei e basquete
    • Quatro trechos estão impróprios para banho na Grande Natal, alerta boletim
    • Tradicional Forró dos Idosos é comemorado em Parnamirim neste sábado
    • Temporada de inverno alta-costura Internacional acontece nesta segunda (7); Recifense marca presença no début
    • [Vídeo] Jornalista americano fica surpreso em não ter que pagar SUS no Brasil após sofrer acidente
    • Em evento do Brics, Lula defende comércio multilateral contra protecionismo
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Diário do RNPortal Diário do RN
    Edição Impressa
    • Página Inicial
    • Política
    • Esportes
    • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Portal Diário do RN
    Trajetória marcante

    Aos 82 anos, inquietude e amor a Macau marcam a trajetória de Afonso Lemos

    Com quatro mandatos de vereador e duas vezes prefeito, ele deixou a política partidária mas nunca deixou de atuar pelo bem da cidade
    04/07/2025, 04:59 Política
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email
    Afonso Lemos com os filhos, Jonas, Cristiane, Alícia e Tulio / A governadora Fátima Bezerra é uma das grandes amizades / Com os filhos Allyson e Jonas e o amigo Garibaldi Alves Filho - Foto: Reprodução

    Nascido no dia 04 de julho de 1943, em Macau, na Costa Branca do Rio Grande do Norte, Afonso de Ligório Lemos completa 82 anos nesta sexta-feira. O caminhar já é mais lento, mas a cabeça segue acelerada e cheia de projetos. Ativo nas redes sociais, um entusiasta das novas tecnologias que permitem estar sempre em contato com muita gente com quem ele gosta de conversar.

    E por falar em conversa, assunto para ele não falta. “Seu Afonso” comenta da novela aos últimos acontecimentos do noticiário, passando pelos bastidores da política e as muitas histórias que viveu. Sua história está diretamente ligada à história política do município de Macau.

    Apaixonado pela cidade e por seu povo, mesmo aposentado da política partidária, se preocupa em contribuir para a solução dos principais problemas da cidade. Desde que deixou a prefeitura, há mais de 30 anos, continuou participando de encontros e reuniões com prefeitos, vereadores, deputados e governadores, apresentando suas ideias para melhorar a qualidade de vida dos seus conterrâneos.

    UMA VIDA DEDICADA A TRANSFORMAR MACAU
    A lista de amigos é extensa, inclusive na política. Independente de bandeira partidária ou ideologia, Afonso Lemos segue transitando bem em todos os ambientes, afinal, esse é um mundo que ele aprendeu a decifrar ainda muito novo, acompanhando os passos da avó Francisquinha Lemos, carinhosamente apelidada “Mãe Quinha”. Mesmo sem nunca ter exercido um cargo público, era altamente influente na política potiguar, algo quase impensável para uma mulher nos anos 1940 e 1950. Com ela, Afonso aprendeu e desenvolveu o amor e a profunda dedicação à política como forma de melhorar a vida das pessoas, o que sempre foi sua missão de vida.

    Muito jovem, se interessou pela vida pública, tendo no sangue a veia política de seus antepassados Capitão Pedro Tetéu e o Coronel Feliciano Tetéu, intendente do município (equivalente ao prefeito) e de Mãe Quinha. Ainda adolescente, perdeu o pai e precisou assumir o sustento de sua família, junto com sua mãe. “Foi nesse período que comecei a mexer com política, minha família sempre foi política e inventei de me candidatar. Na época, os candidatos tinham muito dinheiro, mas eu tinha uma coisa que eles não tinham: O amor à Macau. Daí, comecei”, relembra Afonso.

    Em 1964, foi nomeado para auxiliar de fiscal do município pelo então prefeito Albino Gonçalves de Melo. Quatro anos depois, se candidatou a vereador e venceu sua primeira eleição como o mais votado do pleito, em 15 de novembro de 1968.

    Depois, foi eleito novamente vereador nos pleitos de 1970 (mandato tampão) e 1972. A cada eleição, seu número de votos aumentava exponencialmente e durante seus quatro mandatos de vereador, presidiu a Câmara Municipal em duas ocasiões.

    Em 15 de novembro de 1976, foi eleito vice-prefeito junto com o prefeito Cledionor Mendonça (Kidinho), mas este renunciou em abril de 1982, para se candidatar a deputado estadual. Com isso, Afonso assumiu, pela primeira vez, a gestão de sua amada Macau, por oito meses. Naquele tempo, não existia reeleição e Afonso Lemos elegeu seu candidato no pleito que ficou na história política da cidade como a mais acirrada e disputada eleição: foram apenas 63 votos de maioria, resultado só conhecido na abertura da última urna apurada.

    Só em 1988 Afonso foi candidato a prefeito e venceu contra as estruturas do governo do Estado e com o apoio e o voto do povo de Macau. Recordações que até hoje despertam emoção. “Fiz a promessa que, na hora que saísse a última urna, de onde eu estivesse, eu saía vestido de São Francisco pelas ruas da cidade e assim aconteceu. Eu sempre eu dizia: ‘Ganho todas as eleições em Macau porque (adversários) só não tem uma coisa que eu tenho: o amor à Macau’. Ninguém acreditava na minha eleição. Eu enfrentei todo mundo que tinha muito dinheiro, e ganhava por amor. Ainda tentaram tirar minha candidatura, mas não aceitei e venci”.

    Afonso Lemos fez obras e ações importantes, como o primeiro Pronto Socorro Municipal; organização e urbanização da orla; construção do parque de vaquejada na orla, o primeiro do país; construção de casas populares, galerias pluviais, escolas, o primeiro ginásio de esportes da cidade; calçamento e pavimentação de ruas do Centro e a construção do monumento em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, na entrada de Macau. Outra obra marcante, a urbanização da praia de Camapum: “Coloquei os vereadores e secretários dentro de um ônibus e levei eles até a praia, onde antes era o mangue. Falei para meu secretário de obras, Haroldo Martins, que não era bom estarmos cercados pelo mar e não termos praia para aproveitar. Então, fizemos a urbanização e toda a estrutura de Camapum. Hoje, está lá, uma das praias mais bonitas do Brasil”.

    Afonso Lemos também foi o responsável pela criação do Carnaval de rua de Macau, com trio elétrico e o tradicional Mela-Mela, principal atração da cidade e famosa em todo o Estado. Como prefeito, andava no meio do povo e, na Quarta-Feira de Cinzas, assumia o comando do trio elétrico para desejar boa viagem aos visitantes que passavam o Carnaval em Macau.

    principal
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email

    Leia mais

    Ali Khamenei

    Líder supremo do Irã reaparece publicamente em cerimônia religiosa após semanas sem aparições

    Litoral Potiguar

    Quatro trechos estão impróprios para banho na Grande Natal, alerta boletim

    Internacional

    [Vídeo] Jornalista americano fica surpreso em não ter que pagar SUS no Brasil após sofrer acidente

    economia

    Em evento do Brics, Lula defende comércio multilateral contra protecionismo

    Concurso Público

    MPF pede suspensão do CNU 2025 por falhas na aplicação das cotas raciais

    saúde

    Hospitais universitários do RN realizam mutirão de cirurgias e exames neste sábado (05)

    Últimos Posts
    Trânsito

    Ação educacional acontece em Parnamirim; Iniciativa em parceria com PRF está em desenvolvimento

    Educação
    Ali Khamenei

    Líder supremo do Irã reaparece publicamente em cerimônia religiosa após semanas sem aparições

    Mundo
    Competição

    Edição da Copa Natal Master acontece neste mês com torneios de vôlei e basquete

    Esportes
    Litoral Potiguar

    Quatro trechos estão impróprios para banho na Grande Natal, alerta boletim

    Cidades
    Cidade

    Tradicional Forró dos Idosos é comemorado em Parnamirim neste sábado

    Cultura
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    © 2025 Jornal Diario do RN. Designed by DiarioDoRN.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Receba nossas notícias via Whatsapp