O plano de ação para a segurança para o jogo do acesso entre América x Santa Cruz-PE na Arena das Dunas, no próximo domingo (7), válido pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D, vai ter 450 policiais militares e mais 300 seguranças particulares na parte interna do estádio.
A definição do esquema de segurança ocorreu nesta quinta-feira (4) em reunião na sede da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF). Participaram do encontro os representantes do América, Arena das Dunas, Polícia Militar do RN, Ministério Público do RN e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal.
Serão cerca de 450 policiais envolvidos no esquema de segurança da partida, segundo a PM. A Arena das Dunas disponibilizará efetivo de cerca de 300 pessoas para a segurança. A Polícia Militar reforça que haverá bloqueios nas estradas para verificar se os torcedores possuem ingressos para a partida.
Para garantir a segurança dos torcedores dentro do estádio, a Polícia Militar do RN estabeleceu o bloqueio de parte da capacidade de público da Arena, originalmente de 31.461 para 29.865 pessoas. A carga de ingressos para a torcida visitante, de 10% desta capacidade, fica em 2.987 ingressos disponíveis para a torcida tricolor.
Os portões serão abertos mais cedo, às 16h30. Alguns setores terão atrações musicais para incentivar a entrada do público com antecedência. O público visitante acessará pelos portões A e B. A área Premium é destinada para a torcida mandante. A Imprensa terá acesso pelo Portão P3 seguindo para container ao lado do portão F.
Jogadores estão confiantes na virada e no acesso

O América entra em campo neste domingo (7), 19h, na Arena das Dunas, para o duelo decisivo contra o Santa Cruz em busca do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar da derrota por 1 a 0 no jogo de ida, na Arena de Pernambuco, o capitão e ídolo da torcida Souza e o goleiro Renan Bragança estão confiantes na virada e que o alvirrubro tem condições de reverter o placar em Natal e vencer por dois gols de diferença.
“Estamos bastante otimistas para este jogo, pois queremos muito o acesso, vamos jogar em casa e com certeza de que criaremos as oportunidades para marcar os gols que precisamos”, disse Souza que aposta no fator casa para conquistar o acesso “a vantagem do mando de campo é muito importante, nossa torcida vai estar em maior número e vai pressionar o ajudar adversário e empurrar o nosso time rumo ao acesso”, revelou o capitão.
Um dos líderes do elenco, o camisa 1 lamentou as chances desperdiçadas na partida em Recife, mas destacou a confiança no fator casa e na força da torcida americana. “Tivemos chances mais claras, mas infelizmente não fizemos. Em uma dormida nossa defensivamente, eles acabaram fazendo o gol e conseguiram a vantagem. Mas a gente sabe que está super vivo no jogo do acesso.
A gente conhece a nossa força em casa, com a torcida empurrando, assim como eles tiveram o apoio da deles”, afirmou.
O técnico Gérson Gusmão não vai contar com o meia Dudu, suspenso e nem e seu substituto imediato, Henrique, lesionado. O atacante Davi Gabriel se transferiu para o Criciúma, e há ainda a indefinição sobre Ricardo Luz, denunciado pelo STJD após confusão no duelo contra o Sousa, pela fase de grupos. O julgamento será nesta sexta-feira e, caso seja punido, Lucas Mendes deve herdar a vaga. Triunfo por um gol leva a decisão para os pênaltis.