O América pode sofrer uma punição severa no Campeonato estadual desse ano. O clube escalou de forma irregular o lateral-direito Elias no Campeonato Potiguar e pode sofrer punição de até 18 pontos no Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD-RN). O atleta foi incluído na relação dos três primeiros jogos do torneio com contrato “amador”, mesmo já tendo completado 20 anos. O Regulamento Específico do Campeonato Potiguar estabelece limites para a utilização de atletas não profissionais nessa faixa etária.
Ainda também, o Potyguar Seridoense escalou dois jogadores, Toró e Fabricio, na mesma situação e assim como o Alvirrubro, deve ser punido no artigo 214 do CBJD. De acordo com a lei:
Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).
O trecho aborda a punição de: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
A norma prevê a perda de 3 pontos por partida em que o atleta tenha sido relacionado de forma irregular. Para a Justiça Desportiva, assinar o documento caracteriza participação na partida, mesmo sem entrada em campo, o que configura a irregularidade. Como Elias constou na súmula em três jogos, a penalidade inicial pode chegar a 9 pontos.
Além disso, o regulamento determina a anulação dos pontos conquistados nas partidas em que houve a irregularidade. O América venceu Potyguar Seridoense, Globo e Laguna nesses confrontos, somando outros 9 pontos, o que elevaria a punição total para até 18 pontos na tabela.
Embora o Regulamento Geral de Competições da CBF permita a utilização de atletas amadores até próximo dos 21 anos, o Campeonato Potiguar possui regras próprias. Nesse caso, o regulamento estadual prevalece sobre o nacional, por tratar especificamente da competição.

