Na tarde deste domingo (04), o América perdeu para o retrô nos pênaltis pelos 16 avos de final do Mata-Mata da Série D do Campeonato Brasileiro, e é eliminado da Série D . O jogo aconteceu na Arena Pernambuco e teve inicio às 16h.
Durante todo o jogo, o América não conseguiu emplacar um ataque sólido, e assim, poucas vezes chegou ao ataque com chances claras de gol, e quando chegou, perdeu. Ainda no primeiro tempo, Rafael Jansen desfalcou o américa após um lance duro no atacante Mascote, do Retrô, em chance clara de gol. Sem mais nem menos, o juiz levantou o cartão vermelho e expulsou o zagueiro americano.
O destaque do América foi o goleiro Renan Bragança, que mesmo com menos um jogador, foi acionado algumas vezes durante a partida com defesas de difíceis, e conseguiu, não apenas se manter firme, mas manter o placar sem alterações.
O tempo regulamentar do jogo se encerrou com o placar sem alterações: 0 a 0 – e a verdadeira emoção aconteceu nas penalidades máximas. O alvirrubro se manteve na frente do retrô após dois atletas do time pernambucano perderem os penâltis batidos, mas o goleiro do azulão Dankler conseguiu tirar a vantagem defendendo duas penalidades do América. Nas cobranças alternadas, o América e o Retrô intercalavam gols, mas a tristeza alvirrubra se concretizou na cobrança do zagueiro Marcos Ytalo, que perdeu o pênalti e cravou a eliminação americana na competição.
Com a derrota, o América fica sem calendário para 2024, e só voltará em janeiro de 2025 no campeonato potiguar.