Ocupando o penúltimo lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série C, com apenas um ponto ganho, o América vai em busca da primeira vitória na competição contra o Náutico, neste sábado (27), às 19h, no estádio dos Aflitos, no Recife. Mas o retrospecto entre os dois clubes não é nada favorável para o time do técnico Thiago Carvalho. Jogando como visitante, os potiguares só venceram uma vez na casa do adversário, há 25 anos.
Foram 16 jogos realizados nos Aflitos com 13 vitórias do Náutico, dois empates e apenas uma vitória do América, em 1998, por 1 a 0, pela Copa do Nordeste. O detalhe é que até jogando na Arena Pernambuco, o Timbu venceu. Em dois jogos realizados em 2014, o Náutico venceu por 2 a 0, pela Copa do Brasil, e depois ganhou de 2 a 1, pela 18ª rodada da Série B, com gols de Paulinho e Vina. O único gol do América foi marcado pelo lateral-direito Rafael Cruz (contra).
América e Náutico voltam a se enfrentar depois de dez anos, o último confronto foi em 2014, ano do rebaixamento alvirrubro, na Arena das Dunas, pela 37ª rodada da Série B, com vitória potiguar por 1 a 0, gol do atacante Rodrigo Pimpão. No retrospecto geral, as duas equipes já se enfrentaram 34 vezes, com 17 vitórias dos pernambucanos, 12 dos potiguares e cinco empates.
PIOR DEFESA E PIOR ATAQUE
Para melhorar o rendimento do time, principalmente o setor defensivo, pois o América já é dono da pior defesa do campeonato, ao lado do Remo, com nove gols sofridos, o técnico Thiago Carvalho passou a semana treinando e corrigindo as falhas. A previsão é de mudanças e jogadores que não estão rendendo podem deixar o time. É o caso do lateral Everton, bastante criticado pela torcida.
O ataque também é o grande problema do América. O time só marcou três gols em quatro jogos. A baixa produção se deve a falta de jogadores de criação, pois a bola não chega mais para o artilheiro Wallace Pernambuco, com 15 gols na temporada. A expectativa é pela entrada de Téssio no meio-campo, um pedido exaustivo do torcedor americano.