O América se manifestou sobre o pedido da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para antecipar a partida de volta das quartas de final da Série D, contra o Santa Cruz, do dia 7 de setembro (domingo) para o dia 6 (sábado). A SAF informou que ainda aguarda posicionamentos da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), mas pontuou que eventual mudança acarretará prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.
A PMRN afirmou que solicitou a antecipação do jogo para “alinhar a partida ao calendário dos demais confrontos da fase, assegurando isonomia esportiva e, sobretudo, condições adequadas de segurança”. O pedido ocorreu em razão das comemorações do Dia da Independência, data em que todas as polícias militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento, considerando ainda o fluxo elevado de turistas e manifestações sociais previstas para o feriado.
“A medida encontra respaldo jurídico no artigo 144, §5º, da Constituição Federal, que atribui à Polícia Militar a responsabilidade pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública. Trata-se do exercício legítimo do poder de polícia administrativa, que autoriza a adoção de providências preventivas para resguardar a coletividade. Também está em consonância com o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.671/2003), que garante ao público condições de segurança nos estádios e em seus acessos”, disse a PMRN em nota.
Em entrevista ao programa Bate Pronto, da Jovem Pan News Natal, nesta quinta-feira, o comandante da PMRN, coronel Alarico Azevedo, garantiu que a corporação possui efetivo e capacidade técnica para fazer a segurança do evento, mesmo se a CBF não aceitar mudar a data do jogo.
Enquanto há a discussão para o jogo da volta, o primeiro ainda vai acontecer neste sábado (30), às 19h, na Arena Pernambuco. Os ingressos para a partida se esgotaram nesta quinta, conforme anúncio do Santa Cruz nas redes sociais. Esse tem sido tratado como o maior confronto da história da Série D, levando em consideração a tradição e o tamanho das torcidas das duas equipes.
Leia nota do América SAF na íntegra:
“O América Futebol Clube SAF informa que tomou conhecimento da solicitação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para a antecipação da partida contra o Santa Cruz-PE, do domingo (07/09) para o sábado (06/09). O pedido foi feito pela corporação baseado em questões operacionais, em virtude do Dia da Independência.
O América informa, ainda, que aguarda posicionamentos da FNF e CBF e esclarece que a mudança acarretará prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube.“
*Com informações de Tribuna do Norte