Por Alessandra Bernardo e Renata Carvalho
Durante seu discurso no ato de filiação do Republicanos, o prefeito de Natal e presidente estadual da legenda, Álvaro Dias, criticou fortemente as gestões passadas do atual pré-candidato Carlos Eduardo Alves (PSD). Um dos tópicos citados pelo gestor foi com relação ao Plano Diretor de Natal, que, segundo ele, não teve sua atualização tirada do papel pelas administrações anteriores por falta de coragem do ex-prefeito.
“Eu me lembro que a cidade de Natal pagou um preço alto nas gestões anteriores, que não tiveram coragem de mudar o Plano Diretor. Nós enfrentamos esse problema de frente, convocamos a sociedade civil organizada e de várias entidades e abrimos a discussão de forma transparente, transmitida pela internet e acompanhada pela imprensa e mudamos o Plano Diretor”, afirmou Álvaro.
Em seguida, o prefeito disse que, graças à atuação de sua administração, o município conseguiu ultrapassar esse “ponto de entrave” que impedia o crescimento e o desenvolvimento de Natal. “E, hoje, a cidade de Natal caminha a passos largos em direção ao futuro, com mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos pela iniciativa privada”, comemorou.
A crítica de Álvaro Dias já foi feita, de forma menos contundente, pela secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, em janeiro passado. Ela é tida como o nome escolhido pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para sua sucessão municipal ou, pelo menos, figurar como vice em uma composição com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), como vem sendo cotado desde a última semana.
Na ocasião, questionada se via os mesmos problemas na atual administração de Álvaro, Joanna destacou os desafios e soluções implementadas na atual gestão municipal, citando o Plano Diretor de Natal. “Quando a gente começou a se aprofundar nos investimentos que a cidade precisava e os desafios que o próprio processo de revisão do Plano Diretor impôs, com todos os setores da cidade, a gente enxergou as dificuldades que Natal passou nos últimos anos”, falou.
Joanna ainda criticou a gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo e expressou perplexidade diante do apoio ao ex-gestor, que tem liderado as últimas pesquisas de intenção de voto realizados no município. Ela defendeu que o ex-gestor, que busca um quinto mandato no Executivo natalense, representa uma continuidade indesejada e destacou as dificuldades e o retrocesso que marcaram a gestão do ex-prefeito ao longo de seus quatro mandatos anteriores.
“O ex-prefeito Carlos Eduardo é uma pessoa que eu conheço e tenho muito respeito, mas não consigo entender o porquê de as pessoas quererem mais do mesmo”, disse, em entrevista recente a 96 FM, ao falar sobre a época em que ela atuou como secretária adjunta de Planejamento de Natal durante a terceira gestão do ex-prefeito. Na mesma pasta, ainda ocupou os cargos de secretária adjunta especial e diretora de Elaboração e Gestão de Projetos Integrados durante os anos de 2015 a 2020.

