Tendo começado a semana falando bem do Partido dos Trabalhadores e afirmando ser possível uma aliança com a sigla focando as eleições municipais em Natal, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) chega ao fim desta falando contra a pré-candidata à prefeita da cidade pela legenda, a deputada federal Natália Bonavides. Por sua vez, a parlamentar afirmou não querer aproximação com o gestor e destacou que as mais de cem obras anunciadas por ele são apenas discursos, existindo só no papel.
“Eu entendo que a deputada Natália não conheça as obras do prefeito Álvaro Dias. Ela não mora aqui, mora em Brasília, então, ela não vê a Praça Cívica, não vê o asfalto que estamos fazendo nas avenidas da cidade, não vê a reforma de várias praças. Às vezes, ela e Daniel Valença (vereador de Natal) ultrapassam os limites da racionalidade quando entram com ação na justiça para impedir obras que vai beneficiar a população, como no caso da trincheira da Alexandrino de Alencar. Mas, eu entendo que ela seja assim e digo que não é impossível, mas é muito difícil uma aproximação, um possível apoio nosso à candidatura dela”, falou.
Álvaro disse que o apoio a Natália poderia acontecer, “se ela amadurecesse, mudasse o tipo de postura que ela e seu companheiro de partido têm, porque o radicalismo extremado não faz parte da minha forma de fazer política. Eu sempre tive posições moderadas, eu fui filiado ao MDB, ao PSDB e sou filiado ao Republicanos, são partidos de centro, apesar de terem tido passagem por partidos de esquerda, como quando presidimos o PDT por muito tempo no Rio Grande do Norte. Convivo bem com a esquerda e com a direita”.
O prefeito falou ainda sobre a publicação feita pelo ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), que postou foto com o prefeito no Instagram e escreveu que, “o entendimento nacional entre o nosso PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal, onde caminharemos juntos, e acontecerá também em vários municípios potiguares. Política é um processo construtivo. Eu e Álvaro Dias queremos fortalecer os partidos e somar esforços”.
“Caminharemos juntos, inclusive com o compromisso de Rafael Motta de apoiar o nosso candidato a prefeito de Natal quem quer que seja. Deixou a nosso cargo a decisão de escolher e definir um candidato e que o PSB apoiará. Ele apoiará qualquer que seja o candidato do Republicanos, pode ser um filiado ao nosso partido, ao PDT, ao PSB, qualquer um terá o apoio de Rafael Motta e do PSB”, afirmou Álvaro.
E afirmou ainda existir a possibilidade de apoiar nomes como o do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), seu aliado até meados do ano passado, quando romperam publicamente.
ROGÉRIO MARINHO
Sobre a fala do senador Rogério Marinho (PL), Álvaro Dias falou que, “o senador disse que as máscaras estão caindo, querendo dizer que eu, certamente, estava com uma máscara e eu mudei de posição. Rogério Marinho não era o presidente da Juventude Socialista? Não era uma pessoa que tinha postura de esquerda definida e declarada aqui no RN? Quem é Rogério Marinho hoje? O líder da direita no Congresso Nacional. Eu discordo e repudio extremistas, de esquerda e de direita, não concordo de forma nenhuma. Desrespeitam a Constituição federal”.
E enfatizou: “Ninguém pode querer tomar o poder a força, com violência. Temos que respeitar as leis. Não concordo com a extrema-esquerda e com a extrema-direita, que defende a ditadura, a imposição de ideias de direita através das armas, da força, da violência, da prisão, da tortura, da morte. Eu não concordo. Eu repudio isso. Faço como Ulysses Guimarães, que dizia ter ódio e nojo de posições como essa, que defendem a imposição de uma ideologia da violência”, afirmou Álvaro Dias.
ALIADO DO PRESIDENTE LULA
Álvaro descartou aproximação com o PT afirmou ter agido de forma cortês ao reconhecer a importância do presidente Lula para o Brasil. “O que eu fiz foi reconhecer uma atitude do presidente que foi benéfica à população, principalmente a do semiárido nordestino. Muitas vezes, estive distante de Lula e do governo dele, não quer dizer que eu vá sempre criticar. Temos que reconhecer também as boas atitudes, os bons momentos, que beneficiam a população, que através da maior distribuição de renda do país ajudou seu povo. Todo o Nordeste deve ter respeito e gratidão com Lula”, disse.
Falou que seu partido possui um ministério e tem 41 deputados federais que apoiam Lula, e que é sim um aliado do presidente, independente de quem goste ou não. E destacou as divergências com o PT no Estado. “Aqui no RN, temos as nossas divergências a nível municipal, em que o PT faz oposição à nossa gestão na Câmara Municipal e temos que respeitar”.
PREFEITO DESTACA QUALIDADES DE SECRETÁRIOS
Álvaro Dias falou sobre os movimentos de alguns secretários municipais que estão tendo uma maior visibilidade por parte da população e que já foram apontados como possíveis indicados e apoiados pelo gestor para sua sucessão municipal em 2024. Entre estes, estão a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, que é presidente do Republicanos em Natal; o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita e o secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes.
“O candidato que vai me suceder tanto pode ser técnico quanto político. Todos os secretários têm suas qualidades. Joanna Guerra é extremamente técnica, muito inteligente, quem prepara a maioria dos projetos do município, é quem dá entrada nos ministérios, vai comigo para Brasília, procura me ajudar e desentravar as coisas que são travadas. Enfim, ela tem um papel importante na nossa gestão, é muito competente e pode sim vir a ser a nossa candidata. Ela tem uma percepção política muito boa”, disse.
Álvaro afirmou não ter problemas em apoiar um candidato técnico. “Falei em Joanna Guerra, mas Thiago Mesquita também tem. Ele enfrentou debates importantes durante a discussão do plano diretor, analisou e comandou a discussão de quatro mil propostas que foram apresentadas para o plano. Carlson Gomes é nosso secretário de obras, temos mais de cem obras em andamento na cidade de Natal, inclusive duvidaram e eu fiz o levantamento e achei 122 obras. Tudo tem que ser levado em conta e eu acho que eles têm uma boa desenvoltura”.

