Por Carol Ribeiro
Às vésperas de encerrar seu mandato como prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), esteve presenta na diplomação do prefeito eleito Paulinho Freire (UB), seu parceiro político, da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos), sua indicada na chapa, e dos 29 vereadores, a maioria dos reeleitos integrantes da sua base política. Após a cerimônia, Álvaro fez uma análise da sua gestão. O prefeito, que esteve à frente da capital potiguar durante os últimos seis anos, destacou a modernização do Plano Diretor como um dos grandes marcos de sua administração.
Falou também sobre o futuro e a possibilidade de trabalhar politicamente a realização do sonho de ser governador do Rio Grande do Norte.
Perguntado pela reportagem do Diário do RN sobre o desejo de se tornar chefe do Executivo estadual, Álvaro revelou que “pensa, deseja e sonha”, como “todo norte-rio-grandense”.
Entretanto, garante que os trabalhos nesse sentido não devem acontecer agora, só “para um momento oportuno”.
“Todo cidadão norte-rio-grandense pensa, sonha e deseja governar o seu Estado. Então, como cidadão norte-rio-grandense também penso em um dia poder chegar a esse posto. Mas não agora. Agora eu quero parar um pouco para pensar, para me dedicar um pouco mais à minha família. Deixar essas análises, esses pensamentos, essas decisões para o momento oportuno”, concluiu.
Álvaro Dias, após a vitória que obteve em outubro, com a eleição de Paulinho Freire, passou a ser citado nos bastidores como um nome de influência e possível para o Governo do RN. A viabilização, no entanto, ainda é distante e condicionada a inúmeras conversas e articulações entre os partidos que formaram a aliança em torno de Paulinho e que devem se organizar, até 2026, para formar a chapa de oposição no Estado.
Por enquanto, com a posse de Paulinho Freire marcada para 1º de janeiro, Álvaro Dias planeja um período de descanso e foco na família. Ele destacou que pretende visitar sua filha nos Estados Unidos, a quem não vê há seis anos, e aproveitar o tempo livre para recarregar as energias.
“Nossa gestão exigiu muito esforço e dedicação. Agora, com mais tempo, quero me dedicar à minha família e a mim mesmo”, declarou.
Sobre seu futuro imediato na política, Álvaro afirmou que ainda não tomou decisões e pretende avaliar com calma.
Segundo Álvaro, sua gestão foi responsável por mudanças significativas que trouxeram progresso e desenvolvimento para Natal. Ele apontou a revisão do Plano Diretor como uma iniciativa crucial para destravar o crescimento da cidade. “Encontramos uma Natal parada, atrasada por um plano diretor arcaico e ultrapassado, que deveria ter sido modernizado há anos. A atualização permitiu novos investimentos, modernização e avanços importantes para a nossa cidade”, afirmou.
Além do Plano Diretor, o prefeito destacou as obras realizadas durante seu mandato, que contribuíram para transformar a cidade, conforme sua avaliação. “Foi uma gestão inovadora, moderna e avançada. Essa percepção da população ficou clara com a aprovação ao nosso trabalho refletida na eleição de Paulinho Freire, que tem a missão de dar continuidade ao que iniciamos”, disse.
Indicações para a nova gestão
Questionado sobre possíveis indicações para o secretariado do prefeito eleito Paulinho Freire, Álvaro foi enfático ao afirmar que não fará sugestões. “Quero deixar o novo prefeito à vontade para formar sua equipe. Ele acompanhou nossa gestão, conhece os auxiliares que contribuíram e, se decidir aproveitá-los, será uma decisão exclusivamente dele. Confio que ele dará continuidade ao que foi iniciado”, pontuou.
Apesar disso, Paulinho Freire já esclareceu, no mesmo evento, que vai se reunir com Álvaro e que ele é peça fundamental para a definição do secretariado, assim como foi na eleição.