O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), foi confirmado na manhã desta quarta-feira (21) como o pré-candidato do bolsonarismo ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante evento político, comandado pelo senador Rogério Marinho, realizado na capital potiguar e contou com a presença de parlamentares, prefeitos e lideranças partidárias.
Álvaro substitui o senador Rogério Marinho (PL), que anunciou a desistência da pré-candidatura ao Executivo estadual. Segundo Rogério, a decisão foi tomada para que ele possa coordenar a campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro, nas eleições de 2026. “É necessário dar uma satisfação ao Estado do Rio Grande do Norte e, por consequência, ao próprio Brasil. Os fatores que nos levam a tomar essa decisão têm muito a ver com o que está acontecendo no país hoje”, afirmou.
Em discurso, Rogério Marinho afirmou que a escolha foi resultado de uma avaliação política nacional e estadual. Ele agradeceu aos eleitores potiguares pelo apoio recebido nas eleições de 2022 e destacou que continuará atuando politicamente em defesa do Rio Grande do Norte. Em tom crítico, o senador fez duras avaliações sobre a atual gestão estadual. “O Rio Grande do Norte é hoje o último colocado da federação na questão fiscal. Não se trata de ideologia, mas de má gestão, descaso e incompetência”, declarou.
Ao justificar a escolha de Álvaro Dias como candidato, Rogério Marinho afirmou que o grupo precisava de um nome com experiência administrativa. “Hoje apresentamos alguém que tem maturidade, serviços prestados e compromisso para enfrentar os desafios e tirar o Estado da situação em que se encontra”, afirmou. Ele concluiu destacando a confiança na vitória do grupo em 2026:
“Com esse time unido e fortalecido, nós temos todas as condições de vencer as eleições com Álvaro Dias”.
Ao assumir a pré-candidatura, Álvaro Dias afirmou que encara o momento com responsabilidade: “Este é o maior desafio da minha vida. O Rio Grande do Norte está na UTI e precisa de coragem para tomar decisões difíceis”, disse.
O ex-prefeito ressaltou que confia no grupo político que o acompanha e destacou ações realizadas durante sua gestão em Natal. “Aqui está o melhor time para disputar e vencer. Nós mostramos em Natal que é possível mudar, investir, fazer obras e devolver autoestima à população”, afirmou, citando investimentos em infraestrutura, habitação, mobilidade urbana e turismo.
Álvaro também agradeceu a Rogério Marinho pela decisão de abrir mão da candidatura. “Rogério não está abrindo mão do sonho dele. Vamos governar este Estado juntos, com responsabilidade e compromisso com o povo potiguar”, declarou.
O senador Styvenson Valentim confirmou a pré-candidatura à reeleição, mas a chapa majoritária do grupo para 2026 ainda não está completa. De acordo com as lideranças presentes, os demais nomes (incluindo o segundo candidato ao Senado) deverão ser anunciados até o período das convenções partidárias.

