O encontro entre o prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), durante a abertura do “O Maior São João de Natal”, na noite desta terça-feira (20), gerou nova onda de especulações sobre a sucessão municipal na política natalense. A mais comentada é de que o ex-parlamentar poderá ser o candidato apoiado pelo gestor para a Prefeitura da Capital em 2024. Já há políticos e aliados de ambos que sustentem essa possibilidade, embora nenhum dos dois confirme, ou desminta, nada.
Esta é a segunda vez, em creca de 40 dias, que ambos aparecem juntos em um evento público oficial. A primeira foi em 12 de maio passado, quando Álvaro e Rafael sentaram lado a lado e bordaram juntos durante a 9ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Estado (Femptur), no Centro de Convenções. Nas duas ocasiões, o encontro não passou de sorrisos e poses para fotos, mas pode representar bem mais.
O prefeito de Natal sempre é categórico ao afirmar que não se pronunciará sobre sua sucessão municipal até o próximo ano, como nesta segunda-feira (19), quando, em entrevista à 98 FM, afirmou: “não posso, não devo, não quero e não vou precipitar essa discussão. Só no próximo ano, porque, se começar a discutir candidatura, a se fixar em candidato e a declarar apoio a A, B ou C, vamos tumultuar nossa gestão”.
O foco do prefeito é construir um legado administrativo de olho nas eleições gerais de 2026, apesar de não falar sobre o tema e desautorizar o grupo de 16 vereadores, com quem se reuniu recentemente para a formação de um chapão visando 2024, que sugeriu seu nome para o Senado Federal. “Ninguém fala por mim. Em nenhum momento, em nenhum lugar, disse que seria candidato a qualquer coisa. Especulações podem existir, mas desautorizadas por mim”, disse Álvaro.
Nas eleições municipais de 2020, ele conquistou o apoio e voto do eleitorado natalense por ter se destacado como um prefeito preocupado com a saúde da população durante a pandemia de Covid-19, ao montar e colocar para funcionar um hospital de campanha e ter realizado várias ações de prevenção ao coronavírus no município. O que o possibilitou ser reeleito no primeiro turno com quase 150 mil votos de diferença para o segundo colocado e deixando para trás outros 12 concorrentes.
Para a próxima eleição, Álvaro Dias terá que apresentar resultados consistentes para a população, em busca de eleger seu sucessor na Prefeitura. Para isso, ele tem apostado fortemente em construir um legado administrativo baseado em grandes obras estruturantes no município. Seu foco, como ele mesmo diz, é concluir as obras em andamento na cidade, como o Hospital Municipal de Natal, o enroncamento de Ponta Negra, o complexo turístico da Redinha, drenagem e pavimentação de ruas em vários bairros e a readequação da Avenida Felizardo Moura, entre outras.
Conforme informações de bastidores, o objetivo de Álvaro Dias, ao se achegar a Rafael Motta – que pertence ao mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin -, seria se aproximar do governo federal para garantir recursos financeiros para as obras em andamento na cidade. Isso possibilitaria a ele finalizar seu mandato com bagagem suficiente para se lançar na disputa majoritária em 2026 e sair vitorioso, preferencialmente, ao governo do RN.
Rafael Motta silencia sobre possibilidade de ser o sucessor de Álvaro Dias
Já o objetivo do ex-deputado federal Rafael Motta é trabalhar suas bases no interior do RN, para retornar à Câmara dos Deputados no próximo pleito geral, mas com um “rabinho” de olho em 2024. Essa última possibilidade ainda não foi discutida pelo diretório estadual do PSB, conforme o secretário estadual de Articulação Política do PSB, Manassés Duarte, mas, segundo ele, tornaria a disputa pela Prefeitura de Natal “bem mais competitiva”.
“Ainda é cedo para definições. Por enquanto, são apenas especulações ou manifestação da vontade de alguns agentes da política, mas nada oficial foi tratado ainda, pelo menos dentro do PSB. A legenda não sentou para tratar sobre as eleições do ano que vem, mas uma coisa eu tenho certeza, o PSB, como nas últimas duas eleições municipais, trabalhará para ampliar sua bancada na Câmara Municipal”, disse.
A reportagem do Diário do RN procurou o ex-deputado federal nesta quarta-feira (21), para falar sobre o encontro com o prefeito e os encaminhamentos do PSB para as eleições municipais de 2024 no Estado, mas Rafael Motta não respondeu às mensagens de whatsapp e não atendeu ou retornou as ligações telefônicas, até o fechamento desta edição. Sua assessoria de imprensa, que vem sendo procurada desde o início do mês, também não retornou as mensagens e ligações telefônicas.
Dois importantes aliados do prefeito Álvaro Dias, que não quiseram ser identificados, afirmaram ter se reunido com este nos últimos dias e que, quando o tema da sucessão municipal foi abordado nestes encontros, o gestor foi categórico ao dizer que não se pronunciaria sobre o assunto. Um deles sugeriu que Álvaro tem um ou dois nomes em mente, mas só falará no próximo ano.
“Ele não citou um nome sequer, se alguém disser o contrário, estará mentindo. Mas, claro e evidente que o prefeito Álvaro Dias deve ter um ou dois nomes em mente, isso é normal, natural. Já conversei com ele várias vezes e em nenhum momento, citou nenhum nome. Encontrar Rafael Motta em algum evento público é normal, mas não acredito que haja algo a mais”, falou.
O segundo aliado confirmou que o ex-deputado teve no camarote onde o prefeito estava, com lideranças e, durante o tempo que permaneceu no local, não teria conversado sobre política. “Não passou cinco minutos. Cumprimentou os vereadores presentes e Álvaro e foi embora. Não teve nada demais. É muito prematura ainda, as coisas, essa questão da majoritária. Eu acho que não tem muita água para passar debaixo da ponte”, garantiu.