Por Alessandra Bernardo e Renata Carvalho
“Joanna pode ser candidata à prefeita. E pode compor uma chapa, se for esse o desejo da maioria do partido”, afirmou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), ao falar sobre a possibilidade da secretária municipal de Planejamento e presidente do Republicanos Natal, Joanna Guerra, vir a figurar como vice em uma composição de chapa com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), em entrevista exclusiva ao Diário do RN nesta segunda-feira (26). O gestor também falou sobre o status atual de seu relacionamento político com o pré-candidato a prefeito da Capital.
“Joanna pode ser candidata à prefeita sim, ela tem todas as condições, é uma secretária muito competente e desempenha muito bem as suas funções, elaborou bons projetos, deu entrada, acompanha as obras, acompanha o passo a passo a nossa gestão, está por dentro de tudo o que acontece dentro das decisões administrativas do município. E pode compor uma chapa, se for esse o desejo da maioria do partido. Mas isso vai ser analisado no momento oportuno”, afirmou Álvaro.
Sobre essas possíveis composições de chapa, o prefeito demonstrou abertura para diferentes cenários, incluindo o apoio a outros candidatos do partido ou até mesmo a possibilidade de uma nova figura emergir no cenário político. Para ele, o cenário político natalense é muito dinâmico e tudo pode mudar em questão de segundos.
“Muitas coisas acontecem em um espaço de tempo pequeno. Eu pretendo até o final de maio estar tomando a minha decisão e, para isso, eu estou consultando os amigos, os correligionários, pessoas que podem dar uma opinião sobre o assunto, mas sem pressa, porque a minha prioridade agora é a gestão, é tocar as obras, é mudar a cidade de Natal como estamos vendo mudanças a olhos vistos acontecendo. Política está relegada a um segundo ou terceiro plano”, afirmou.
Também questionada pelo Diário do RN sobre seu futuro político, Joanna Guerra admitiu que aceitaria ser vice de Paulinho se assim Álvaro Dias quiser. “Estou aguardando a definição do prefeito porque eu só sou candidata, independentemente de ser prefeita ou vice, com o apoio de Álvaro Dias. Como eu estou seguindo a orientação dele, estou seguindo a data dele. Se essa for a orientação do prefeito e ele entender que esse é o melhor cenário para ter uma continuidade na gestão atual, sim. Sem problema algum”, falou.
RELAÇÃO ATUAL COM PAULINHO
“Nunca teve afastamento entre mim e Paulinho. Nós temos uma relação cordial, de amizade de muito tempo”, afirmou o prefeito Álvaro Dias ao explicar a presença do pré-candidato à Prefeitura de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), no ato de filiação do Republicanos no domingo (25). A presença do pré-candidato ao ato de atraiu a atenção de todos e marcou, para muitos, uma reaproximação do deputado e do gestor, após o “rompimento” político de ambos em janeiro passado.
Apesar de presente, Paulinho não discursou, apenas agradeceu ao convite, por meio de suas redes sociais: “A convite do prefeito e presidente estadual do Republicanos, Álvaro Dias, participamos de um grande ato coletivo de filiação ao partido, onde reuniu pessoas dos mais diversos locais de nosso Estado e da Capital. Agradeço ao convite e receptividade desse bonito evento. Avancemos em prol da coletividade”, escreveu.
A reaproximação de Álvaro Dias e Paulinho Freire ocorre após um “entrevero” entre o gestor e a esposa do pré-candidato, a vereadora Nina Souza (PDT), em janeiro passado. Na ocasião, o prefeito exonerou o filho e indicações políticas de vereadora que estavam lotados na Prefeitura de Natal. No mesmo dia, Andréa Dias, irmã do gestor, foi exonerada da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam), presidida por Wolney França, eleito com o apoio de Paulinho.
VEREADORES DEFENDEM “AMIZADE”
Para o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Hermes Câmara (PSDB), os dois políticos nunca chegaram a romper politicamente, visto que são amigos pessoais há décadas e companheiros políticos de várias campanhas eleitorais. Segundo o parlamentar, a reaproximação de Álvaro e Paulinho, mesmo que focada para o pleito de outubro próximo, é algo que trará muita alegria para os vereadores que apoiam a ambos, tanto política quanto administrativamente, e um ganho para os natalenses.
“Independente de Álvaro Dias apoiar ou não Paulinho Freire, uma relação de amizade e respeito sempre existiu entre eles, há muitas décadas. E política não se faz olhando para o retrovisor. Além disso, é algo que nós, vereadores de Natal, sonhamos muito, que é a manutenção desta relação de apoio entre ambos. Acreditamos que seria muito bacana para Natal, a união de Paulinho e Álvaro”, afirmou Hermes, que apoia da pré-candidatura de Paulinho Freire.
Já o aliado político e administrativo de Álvaro Dias, o vereador Preto Aquino (PSd), afirmou que a união entre o prefeito e o pré-candidato é o desejo de todo o grupo de parlamentares que apoiam o gestor de Natal. “Eu estou torcendo para que isso aconteça, ou seja, que Paulinho Freire venha receber o apoio do prefeito Álvaro Dias nesta eleição sim. Essa é a minha torcida. Mas, se a escolha do prefeito for outra, que é própria da escolha dele, eu o acompanho, porque eu sou do grupo e sou liderado por ele”, falou.
EVENTO DO REPUBLICANOS
Questionado sobre o evento de filiação ao Republicanos neste domingo (25), realizado no Versailles Recepções, em Natal, Álvaro Dias falou que este superou suas expectativas iniciais.
“Superou nossa expectativa. Isso mostra que realmente tanto o partido está se fortalecendo no Estado, como a nossa gestão está bem avaliada. E não é para menos, porque realmente é indiscutível o volume de obras que está sendo feita em Natal”, afirmou.

