Alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Adelina Fernandes, localizada no Conjunto Soledade, bairro Potengi, Zona Norte de Natal, estão sem aulas há cerca de dois meses por falta de professor. A titular da turma está afastada por motivo de saúde — após contrair chikungunya — e até o momento não houve substituição por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo os pais, a ausência de aulas já comprometeu avaliações e a rotina pedagógica das crianças, que têm em média 7 a 8 anos e estão em fase de alfabetização. “Nossos filhos estão sendo prejudicados. O ano letivo são 200 dias, mas, se for contar, não chegam a 90 dias de aula. A Secretaria precisa dar uma resposta plausível”, desabafou uma das mães, que relatou ter protocolado denúncias no Ministério Público e no Conselho Tutelar.
Além disso, a turma possui quatro alunos com necessidades educacionais especiais, que dependem de professores auxiliares. De acordo com familiares, apesar de solicitações feitas à gestão da escola, o reforço prometido nunca chegou.
A reportagem do Balanço Geral Manhã, da TV Tropical, tentou contato com a direção da unidade, que não quis gravar entrevista. Já a Secretaria Municipal de Educação informou que está ciente da situação e que providenciará a designação de outro professor para a turma.
*Com informações Agora RN