Na terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o projeto de lei que declara São José de Mipibu como ‘Terra dos Engenhos’. A proposta, de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD), tem como fundamento o reconhecimento da cidade pela sua importância histórica, marcada pela forte relação com a economia da cana-de-açúcar e os engenhos do período Imperial. A deputada explicou que a homenagem se justifica pela preservação de um conjunto arquitetônico que remonta à época de grande prosperidade dos senhores de engenho, cuja riqueza exercia grande influência no poder econômico da região.
“Quem visita a cidade de São José do Mipibu tem o privilégio de conhecer um pouco da história, riqueza e cultura de uma época em que a economia da cana de açúcar e os engenhos dos barões representavam o Brasil Imperial. Percorrendo as ruas da cidade, praticamente fazemos um passeio pelo passado”, ressalta.
Além dessa matéria, outros assuntos foram debatidos e aprovados durante a votação. Um dos projetos aprovados foi o que dispõe sobre a concessão de meia-entrada para transplantados, doadores de órgãos e sangue em eventos culturais e esportivos realizados no estado. A iniciativa, de autoria do deputado Galeno Torquato (PSDB), visa promover a inclusão e a acessibilidade para aqueles que desempenham papel fundamental na doação de órgãos e sangue.