O Brasil está recebendo pela primeira na história uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. Além da categoria principal, o longa também foi lembrado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres.
O filme nacional “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações ao Oscar nesta quinta-feira (23), e a premiação acontece em 2 de março.
Até o momento, o filme já foi celebrado e premiado no Festival de Veneza, onde foi exibido, ovacionado por 10 minutos e levou a estatueta de Melhor Roteiro. Já no começo do ano, Fernanda Torres levou a melhor na categoria de Melhor Atriz do Globo de Ouro.
Veja outros prêmios que “Ainda Estou Aqui” concorre neste ano
- Golden Satellite 2025
O longa foi reconhecido na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e compete contra os filmes “Queens”, “The Girl with the Needle”, “The Seed of the Sacred Fig”, “The Wait” e “Waves”. A premiação anuncia os vencedores em 26 de janeiro.
- Critics Choice Awards
No prêmio que acontece em 7 de fevereiro, “Ainda Estou Aqui” também concorre a Melhor Filme Estrangeiro. Por lá, o título estrelado por Fernanda Torres concorre contra “Tudo Que Imaginamos Como Luz“, “Flow”, “The Seed of the Sacred Fig“, “Kneecap” e “Emilia Pérez“, o grande favorito.
- GOYA
A produção de Walter Salles também foi indicada ao Prêmio Goya, o Oscar espanhol, como Melhor Filme Ibero-Americano. O longa compete contra “Agarra-Me Forte“, do Uruguai, “El Jockey“, da Argentina, “No Lugar da Outra“, do Chile, e “Memorias de Un Cuerpo que Arde“, da Costa Rica.
É a primeira vez que um filme brasileiro é indicado à categoria e os vencedores serão anunciados em 8 de fevereiro, em Granada, na Espanha.
- Bafta Awards
Já no Oscar britânico, o Bafta Awards, “Ainda Estou Aqui” recebeu uma indicação na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. O título estrelado por Fernanda Torres concorre contra “Tudo Que Imaginamos Como Luz“, “Kneecap“, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Emilia Pérez“, o grande favorito. O prêmio acontece em 16 de fevereiro.
Fonte: CNN