Desde janeiro deste ano, o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal está distribuindo absorventes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade em 142 cidades do Rio Grande do Norte. A iniciativa, que visa combater as dificuldades enfrentadas pela pobreza menstrual, é acessada através da Farmácia Popular, que possui 548 estabelecimentos habilitados no estado.
A distribuição dos absorventes é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou extrema vulnerabilidade, e a população recolhida em unidades prisionais. Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do governo federal e se enquadrar em uma das situações previstas, como renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, ser estudante da rede pública de ensino de baixa renda, ou estar em situação de rua.
A cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito” foi lançada recentemente e está disponível no portal do Ministério da Saúde. O material fornece informações detalhadas sobre o programa, incluindo o passo a passo para acessar o benefício, os pré-requisitos para participação, e onde e quantos absorventes podem ser retirados. Também explica como baixar o aplicativo Meu SUS Digital, necessário para gerar a autorização antes de se dirigir a uma farmácia habilitada.
Além da distribuição de absorventes, o programa inclui estratégias de conscientização da população e qualificação técnica de agentes públicos, abordando temas como a menarca, prevenção de infecções e combate aos estigmas relacionados à menstruação. Em caso de dificuldades de acesso ao programa, é possível obter ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima ou através de outros canais de atendimento, como o Disque Saúde 136 e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

