Com apenas 17 pontos, o ABC tem mais três jogos para atingir os 23 pontos e garantir a permanência na Série C de 2026. A briga contra o rebaixamento começa no próximo sábado contra o Guarani, no estádio Frasqueirão, depois sai para pegar o Retrô fora de casa, na Arena Pernambuco, realizando a última partida em Natal contra o Itabaiana.
A tarefa se torna difícil, principalmente pelo fato de que terá um desfalque de peso para o duelo contra o Guarani e quem sabe até mais dois titulares. É que o atacante Wallyson, principal referência ofensiva do time, recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Caxias e cumprirá suspensão automática.
Além de Wallyson, o clube potiguar pode enfrentar problemas ainda maiores na reta final da competição. O lateral-direito Lucas Mota e o volante Carlos Eduardo foram denunciados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e correm o risco de ficar fora dos últimos compromissos da equipe.
Mota foi denunciado pela 6ª Comissão Disciplinar devido à expulsão contra o Londrina, no dia 24 de maio, quando fez gestos de “roubo” direcionados à arbitragem. O lateral foi enquadrado no primeiro parágrafo do Artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensas à honra de alguém relacionadas ao desporto. A pena mínima prevista é de quatro partidas de suspensão.
Já Carlos Eduardo responde a denúncia da 3ª Comissão Disciplinar por agressão física durante o empate em 3 a 3 com o Anápolis, no dia 19 de maio. O lance ocorreu após uma entrada violenta no lateral-esquerdo Caxambu, e o volante foi enquadrado no Artigo 254-A do CBJD, que prevê punições de quatro a 12 jogos de suspensão.