O ABC segue acumulando empates no Campeonato Brasileiro Série C. Na última rodada, o alvinegro ficou no 0 a 0 com o Figueirense, em Natal, e chegou a um feito inédito: 11 empates em 15 jogos. A campanha, que jamais foi registrada antes na competição, lhe confere o título do time que mais empata em todas as divisões do futebol nacional.
Em nenhuma divisão uma equipe chegou aos dígitos duplos em empates. Quem mais se aproxima é o Remo, na Série B, com 9 empates. A péssima campanha também evidencia a dificuldade do time em transformar desempenho em vitórias. No próximo dia 16 de agosto, o ABC completará cinco meses sem vencer como mandante. Já são sete partidas sem vitória em casa, seja na Arena das Dunas ou no Estádio Frasqueirão.
“Isso nunca aconteceu na minha carreira”, admitiu o técnico Rodrigo Santana após a partida. “Sem falar que não lembro de nenhum time obter 11 empates em 15 jogos”, completou o treinador, que prometeu empenho e ajustes para tentar reverter a situação nas rodadas finais.
Atualmente, o ABC ocupa a 13ª colocação na tabela, com 17 pontos. Está a apenas três pontos da zona de rebaixamento (Z-4) e a quatro do grupo dos oito primeiros (G-8), que avançam à próxima fase.
Com quatro jogos restantes, o clube potiguar terá duas novas oportunidades de encerrar o jejum em casa: contra o Guarani, pela 17ª rodada, e diante do Itabaiana, na última rodada da primeira fase. Antes, no entanto, a equipe terá um desafio fora de casa: encara o líder Caxias no próximo sábado, em Caxias do Sul.