Por Fábio Pacheco
ABC e América estreiam hoje na competição mais democrática do Brasil. O time alvinegro vai jogar contra o Treze-PB, às 19h30, no estádio Amigão, em Campina Grande, enquanto os americanos enfrentam o Costa Rica-MS, às 20h30, no estádio Laertão, na cidade de Costa Rica, no interior do Mato Grosso do Sul.
Mesmo jogando fora de casa, os dois representantes potiguares jogam pela vantagem do empate para avançarem de fase. É que ABC e América estão em posição superior que seus adversários no ranking nacional e largam com essa vantagem somente na primeira fase da Copa do Brasil.
Apesar da vantagem do empate, o lateral-esquerdo Romário garante que o Mais Querido jogará para vencer. “O empate nos favorece, mas o ABC vai jogar para ganhar, pois queremos a vitória, garantindo a classificação com mais tranquilidade”, disse Romário. O retrospecto é favorável ao clube natalense.
Em 29 confrontos contra os paraibanos, foram 15 vitórias do ABC e apenas seis derrotas, com oito empates. O último encontro dos dois clubes foi no Campeonato Brasileiro da Série D de 2021, vitória abecedista pelo placar de 2 a 0. Se passar de fase, o alvinegro vai pegar o vencedor do jogo entre GAS-RR e Brusque-SC.
DESFALQUES
O América vai enfrentar um adversário desconhecido, pois será o primeiro confronto contra o clube Costa Rica. O técnico Marquinhos Santos espera superar a má fase do time alvirrubro que vem de três derrotas seguidas pela Copa do Nordeste. Para este jogo, ele não contará com cinco jogadores. Marcos Ytalo, Salazar, Gilvan e Vini Guedes estão entregues ao Departamento Médico, e Carlão está em fase de transição.
Caso o clube alvirrubro se classifique, enfrentará o vencedor de São Luiz-RS e Ituano-SP na segunda fase. As equipes que avançarem vão receber da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma cota de premiação no valor de R$ 900 mil.