Muitos clientes já estavam de malas prontas e sonhando com uma viagem inesquecível quando a agência online de viagens 123 Milhas suspendeu a emissão e os pacotes de passagens de sua linha promocional, as viagens da linha “Promo”, com datas flexíveis e embarques previstos para os meses de setembro a dezembro de 2023, suspensos nesta última sexta-feira (18). Medida surpreendeu diversos compradores.
Ao Diário do RN, a presidente da Agência Brasileira de Viagens do RN (ABAV), Michelle Pereira, alerta sobre os perigos de preços tentadores demais e irresistíveis na internet, que muitas vezes, por falta de conhecimento do consumidores, o preço baixo pode se transformar em um transtorno imensurável.
“As agências de viagem têm relacionamento e contato com fornecedores, com companhias aéreas, cruzeiros e terrestres do Brasil, do estado e do mundo. Temos que quebrar o tabu de que agências de viagens são mais caras do que a internet, normalmente é igual ou menor, eventualmente pode ser até 10% mais caro”.
Michelle Pereira reforça que durante a pandemia de Covid-19, em 2020, as agências executaram seu papel com maior funcionalidade, em função de que muitos clientes precisaram desmarcar suas viagens. Michelle conta que desde o ano passado as viagens adiadas ainda estavam sendo feitas.
Neste caso, ela reafirma que o papel de uma agência de viagens é garantir inúmeros serviços, desde orientar sobre os roteiros, checagem da segurança do destino e cuidar da viagem para que o cliente possa usufruir.
“Se acontecer um imprevisto, a agência vai cuidar disso. Um cliente já me consultou quando uma companhia aérea mudou a data de uma viagem e a pessoa tinha que estar naquele dia no destino. As agências em funções desse relacionamento com as companhias ‘brigam’ no bom sentido com elas para atender o cliente de acordo com suas necessidades, diferente de quando você compra num site ou num canal online, onde você não tem com quem falar, a quem recorrer”.
A presidente reforça que o ocorrido com a 123 Milhas serve de alerta pois não existem preços milagrosos, uma diferenciação impossível e que é necessário ter planejamento, em cima da hora tudo fica mais caro, e por vezes, inviável ou dificultoso para resolver problemas que possam surgir: “Nossa sugestão como associação é que os clientes precisam ver os preços, das companhia aéreas e dos sites para comparar os valores, não ter como ser muito diferente, temos que ter o cuidado para comprar algo que realmente vamos receber”. Michelle Pereira destaca que não importa se o cliente já viaja com frequência ou se é a primeira vez, a atenção deve ser redobrada nesses casos: “A gente pede muito a todo mundo, que faça seu roteiro, lógico, pode cotar e ver os preços na internet e entregar os roteiros para a agência que ela com certeza vai fazer melhor do que você entregou e sugerir coisas que talvez não estivesse lá. Nosso apelo é: procure uma agência de viagens da sua confiança e faça uma viagem com ela, tenha certeza de que ela irá entregar sempre o que você comprou, além de cuidar, ela vai sugerir, fazer a consultoria. As agências cuidam do antes, durante e depois das viagens”.
sonho virou frustração
A 123 Milhas oferece serviços variados, como passagens, hospedagens e produtos de viagem, como pacotes seguros e aluguel de carros. O serviço suspenso pela empresa tinha datas flexíveis e o “Promo” oferecia valores abaixo da média do mercado pois são compostos por preços promocionais e em datas que estão fora das altas temporadas. Em nota, a empresa informou que a decisão ocorreu em função da persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada.”
A pedagoga Gllauce Brandão foi pega de surpresa com a medida. Ela também é criadora de conteúdo no Instagram no perfil Vicia Livros e com as passagens aéreas compradas para o Rio de Janeiro em setembro para participar da Bienal Internacional do Livro, sem o maior aviso prévio da empresa 123 ,Milhas, sem a notificação por e-mail ou por qualquer canal de comunicação, mas sim por meio de notícias veiculadas.
“Eu e meu esposo nos organizamos no trabalho, o hotel já está reservado. Eu não esperava esse pontapé que a empresa me deu, estou procurando passagens agora, está caríssimo, a passagem mais barata que eu encontrei é de R$ 1,5 mil ida e volta para uma pessoa. Estou muito ansiosa desde que descobri isso, difícil não ficar diante deste contexto”.
Gllauce conta que a única forma de reembolso dada pela empresa é um voucher que dá o ‘direito’ a usar o valor comprado na passagem acrescido de imposto na 123 Milhas, mas ela não quer ser obrigada a usar esse voucher e judicializará ação, indo atrás de seus direitos para reduzir os danos financeiros, os psicólogos são irreparáveis.