Por Fábio Pacheco
O wrestling é hoje a modalidade olímpica que mais traz resultados para o Rio Grande do Norte. Somente no Circuito Norte/Nordeste, realizado em João Pessoa, foram 67 medalhas conquistadas pelo time potiguar, que sagrou-se campeão geral da competição, desbancando os atletas do Amazonas, considerados até então os melhores do Brasil.
Mas as conquistas do wrestling potiguar não param por aí. Na seletiva para o Campeonato Mundial Escolar, o Gymnasiade Sub-18, que vai acontecer no Bahrain, o Rio Grande do Norte classificou dois atletas. Maycon Gabriel e Thierry Guilherme, ambos de escola pública, vão representar o Brasil na luta estilo livre, no período de 23 a 31 de outubro.
Para fechar com chave de ouro o primeiro semestre do wrestling norte-rio-grandense, o atleta de luta greco romano Vitor Gabriel, do município de Macaíca, vai representar o RN e o Brasil no Pan-Americano, categoria Sub-20, de 11 a 15 de julho, em Lima, no Peru.
O grande sucesso dos nossos atletas, de acordo com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Wrestling, Carlos Alexandre, se deve ao crescimento da prática da modalidade. “o RN é hoje o melhor wrestling escolar do Brasil graças ao trabalho de base que federação vem fazendo em algumas escolas da capital e interior”, revela o dirigente que espera ter mais apoio financeiro.
“Por ironia do destino, o wrestling é a modalidade olímpica que tem o menor investimento, mas é a que traz os maiores e melhores resultados para o estado, confesso que não é fácil fazer esse trabalho sem dinheiro, pois se tivéssemos mais apoio do poder público, com certeza seríamos a maior potência da modalidade no Brasil”, analisa Carlos Alexandre.

