Close Menu
Portal Diário do RN
    Últimos Posts
    Clima no RN

    Inmet emite alerta de chuva para 35 cidades do litoral do RN

    Cidades
    São João 2025

    Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves

    Cidades
    SAÚDE

    Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Últimas
    • Inmet emite alerta de chuva para 35 cidades do litoral do RN
    • Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves
    • Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes
    • Alan Silveira assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN
    • Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para sua 12ª edição
    • Promessa de novo edital não alivia prejuízo no Mercado da Redinha
    • Enem 2025: termina nesta quarta (2) o prazo para pedir recurso de atendimento especial
    • Crea-RN define regras para instalações de recarga de VEs
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Diário do RNPortal Diário do RN
    Edição Impressa
    • Página Inicial
    • Política
    • Esportes
    • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Portal Diário do RN
    Aliança

    Kelps articula grupo com Rafael Motta, Carlos Eduardo e Abraão Lincoln

    Presidente do Solidariedade defende união como estratégia de fortalecimento para nomes que estão sem mandato
    22/05/2025, 04:58 Política
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email
    “Não é opcional. Nenhum consegue fazer nominata sozinho” - Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

    Por Carol Ribeiro

    O ex-deputado estadual Kelps Lima, presidente do Solidariedade no Rio Grande do Norte, está à frente de uma articulação que reúne nomes de peso da política potiguar para a formação de uma chapa competitiva nas eleições proporcionais de 2026. Em entrevista ao Diário do RN, Kelps revelou que tem dialogado com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), o ex-deputado federal Rafael Motta e Abraão Lincoln (Republicanos) com o objetivo de montar uma nominata capaz de enfrentar o poderio eleitoral dos parlamentares com mandato.

    A estratégia do grupo é clara: união. Nenhum dos nomes envolvidos detém atualmente mandato, o que os colocaria em desvantagem caso disputassem sozinhos contra candidatos que têm estrutura e recursos disponíveis graças aos cargos que ocupam. A solução planejada é construir uma frente comum, com base em interesses convergentes.

    “Não é opcional. A gente vai ficar todo mundo junto, porque a gente também não tem opção. Nenhum consegue fazer nominata sozinho”, disse Kelps, acrescentando que esse entendimento parte da lição aprendida nas eleições passadas, quando ele próprio, além de Garibaldi Filho e Beto Rosado, conquistaram votos, mas perderam a eleição.

    Apesar da ideia, o destino partidário de cada um ainda está indefinido. Isso porque os partidos aos quais pertencem estão em meio a articulações nacionais para formação de federações partidárias. As federações são uniões estáveis entre legendas, que passam a atuar como uma só sigla nas eleições e no exercício dos mandatos.

    Segundo Kelps, a definição de qual partido ou federação os reunirá deve ocorrer apenas em dezembro ou janeiro, quando as negociações nacionais estiverem consolidadas. Até lá, o grupo segue unido no planejamento, mas aguardando o desfecho das costuras em Brasília.

    “Esse movimento a gente só consegue fazer quando o cenário nacional estiver fechado. A gente vai fechar com os presidentes nacionais, com cada grupo, para que cada presidente fale com o grupo, porque só dá para formar quatro chapas competitivas no Rio Grande do Norte. Se inventar de se dividir, acontece o que aconteceu comigo, com Garibaldi e com Beto”, explicou.

    Enquanto isso, seguem recebendo o interesse de novos nomes. “A nominata está ficando forte. Só hoje, duas pessoas desse mesmo porte se interessaram bastante em vir”, garantiu.

    Os três partidos envolvidos nas articulações – Solidariedade, PSD e Republicanos – estão em tratativas distintas para formação de federações. O Solidariedade tem mantido conversas avançadas com PSB e PDT, podendo ainda contar com o Cidadania. Há ainda diálogo com PSDB, Podemos e até com o Agir.

    O Republicanos, por sua vez, negocia com MDB e PSD, com vistas a uma federação de centro-direita, e também com o PSDB, apesar de impasses regionais. Já o PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, também mantém conversas com o MDB e o Republicanos.

    Kelps confirmou que existe possibilidade de mudança partidária por parte dos integrantes do grupo, caso seja necessário para que todos fiquem sob o mesmo guarda-chuva federativo. “Alguns vão mudar de partido. A gente vai ter que ir, ou pro mesmo partido ou para a mesma federação”, disse.

    Apesar da articulação, Kelps deixa claro que a aliança tem a disputa proporcional como único objetivo. Segundo ele, o grupo não está discutindo, neste momento, apoio a candidaturas ao governo ou ao Senado. “Não significa aliança para a majoritária necessariamente. Esse assunto não está nem na pauta. Só para proporcional”, afirmou.

    Kelps sobre Allyson Bezerra para o Governo do RN: “É o nome mais viável”
    Apesar de não ser discussão do grupo, Kelps tem definida sua posição de apoio ao Governo do RN em 2026. O dirigente afirmou que Allyson é hoje o nome mais competitivo da oposição potiguar e apontou uma tendência de unificação da direita em torno do gestor mossoroense.

    “Eu acho que há uma circunstância muito favorável para a candidatura de Allyson. Mas, primeiro, ele tem que manifestar o desejo de ser candidato. A candidatura dele é hiper viável eleitoralmente. Acho que ele é o favorito das eleições. Agora depende dele querer e se o grupo está em torno do nome dele, que é o natural, porque ele é o nome mais viável”, afirmou Kelps.

    Allyson foi eleito deputado estadual pelo Solidariedade em 2018, com apoio direto de Kelps, que à época também exercia mandato na Assembleia Legislativa. Em 2020, foi eleito prefeito de Mossoró pela mesma legenda, iniciando uma trajetória que o tornou uma das principais lideranças políticas do interior do estado.

    Presidente estadual do Solidariedade, Kelps segue parceiro político de Allyson, mesmo após o prefeito trocar de partido. Atualmente, Allyson está filiado ao União Brasil.

    Kelps também comentou o cenário geral da disputa para o governo estadual e previu que, com a polarização que marca o país nos últimos anos, é natural que as candidaturas se concentrem em dois principais polos. Nesse contexto, ele considera pouco provável o surgimento de uma terceira via consistente.

    “Em toda eleição, em toda pré-eleição, vários nomes são colocados. Isso é legítimo. Mas, quando o processo vai se afunilando, com a polarização que existe hoje no Brasil, as coisas tendem a caminhar para duas candidaturas só”, avaliou.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email

    Leia mais

    DIREITOS E CIDADANIA

    Assembleia avança em pautas da proteção animal, cultura, saúde e desenvolvimento

    crédito extraordinário

    Câmara pode votar MP que libera R$ 520 milhões para ações emergenciais de defesa civil nesta terça-feira

    Relações Exteriores

    Itamaraty rebate The Economist e diz que moral de Lula é “indiscutível”

    Economia

    Governo vai recorrer na Justiça contra derrubada do IOF, diz AGU

    diálogo

    Após derrubada do IOF, Haddad afirma diálogo com Congresso e aguarda contato de Motta

    senado

    Incentivo à exportação por microempresas está na pauta do Plenário desta terça-feira

    Últimos Posts
    Clima no RN

    Inmet emite alerta de chuva para 35 cidades do litoral do RN

    Cidades
    São João 2025

    Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves

    Cidades
    SAÚDE

    Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes

    Cidades
    Gestão Pública

    Alan Silveira assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN

    Cidades
    CINEMA POTIGUAR

    Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para sua 12ª edição

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    © 2025 Jornal Diario do RN. Designed by DiarioDoRN.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Receba nossas notícias via Whatsapp