Os motoristas do transporte público de Natal descartaram o início da greve para esta quarta-feira (21), divergindo do previsto pelo Sindicato dos Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro RN). A decisão foi tomada após reunião realizada com empresários nesta terça-feira (20).
Segundo o Sintro, uma nova tratativa deve acontecer na próxima terça (27), na sede da Superintedência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte (SRTE). Até lá, os rodoviários irão preparar uma última proposta aos empresários do setor.
Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 8,53%, aumento no vale-refeição para R$ 600,00 (reajuste de 36,36%) e reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde, de acordo com o sindicato. Já os empresários propuseram um reajuste salarial de 5,53%, dividido em duas parcelas: 3,53% a partir de 1º de maio e 2% a partir de 1º de novembro. Também foi oferecido reajuste de 7,5% tanto no vale-refeição quanto no plano de saúde.
Impeditivos
Os empresários alegam dificuldades financeiras decorrentes da retração da economia local, dos efeitos residuais da pandemia e da concorrência com serviços de transporte por aplicativos, afirmando que esses fatores limitam a capacidade de oferecer uma proposta mais abrangente. O setor aponta ainda que uma reformulação mais ampla dependerá da conclusão da licitação do transporte público.
*Com informações da 98 FM Natal