A programação da Semana do Orgulho LGBTI+ foi aberta nesta segunda-feira (26), em cerimônia no Teatro Alberto Maranhão, com a entrega do Prêmio ZEZO – do orgulho LGBT Potiguar. Foram premiadas cinco categorias: Apoiadores da causa LGBT, artistas LGBT’S, pioneiros LGBT’S, LGBT’S na política e reconhecimento pelos trabalhos a antiga CODIS.
A data, 26 de junho, foi escolhida por celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Rebecka de França, coordenadora da Codis, explica sobre as homenagens que ainda acontecerão ao longo dessa semana: “Não homenageamos só os LGBT que foram pioneiros, mas trazemos as atrações atuais que estão bombando nas redes sociais. Essa semana tem o intuito de causar orgulho de ser LGBT, porque ser não é vergonha, não é pecado, não é algo que torne a pessoa inferior, só é algo diferente. E essa diferença precisa ser respeitada”. A Semana é promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), através da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CODIS), e se estende até o dia 04 de julho.
No evento de abertura, a deputada Eudiane Macedo (PV), ressaltou que a semana em alusão ao LGBTQIAP+ reforça um sentimento de celebração: “É importante a gente dar visibilidade, como deputada estadual, no nosso mandato temos várias leis referentes a LGBTQIAP+. Essa semana é muito importante, pois também se criam políticas públicas”.
PROGRAMAÇÃO
Nesta terça (27), a cidade de Parelhas sediará a Audiência Pública “A Valorização do Orgulho LGBTI+” e o evento contará com a presença de representantes do poder público.
E nesta quarta (28), acontece o Arraiá do Centro LGBTI+, no Centro de Cidadania LGBT e na sexta (30), terá uma aula de dança voltada ao público LGBT, na academia Panobianco. Fechando a programação, no dia 04 de julho, haverá uma reunião com representantes das entidades LGBTI+ que fazem parte do Conselho Estadual do Rio Grande do Norte de Políticas Públicas e Direitos Humanos para a construção de um plano de enfretamento à LGBTfobia a fim de garantir recursos do poder público estadual.