Diversos líderes se manifestaram para lamentar a morte do papa Francisco e falar sobre o legado do pontífice, que faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.
Argentina
O país natal de Francisco se manifestou sobre a morte do papa, “A República Argentina um país com uma longa tradição católica e terra do papa Francisco, lamenta profundamente a partida de Sua Santidade e envia suas condolências à família Bergoglio. O Presidente da Nação compartilha suas condolências neste triste momento com todos aqueles que professam a fé católica e que encontraram no Sumo Pontífice um guia espiritual”, diz comunicado.
Estados Unidos
A Casa Branca compartilhou uma publicação lamentando a morte do papa Francisco, “descanse em paz”, acompanhada de imagens do presidente Donald Trump e do vice-presidente JD Vance ao lado do pontífice.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que esteve no domingo (20), com o papa Francisco no Vaticano, também lamentou a morte. “Acabei de saber do falecimento do Papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam. Fiquei feliz por tê-lo visto ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente”.
França
O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou pelo falecimento do pontífice, em post no X. “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que unisse os seres humanos entre si e com a natureza. Que essa esperança possa ressuscitar perpetuamente além dele.”
União Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu: “Hoje, o mundo lamenta a morte do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco”, disse.
Itália
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o chamou de “grande pastor”. “A morte do papa nos deixa profundamente tristes, ele foi um grande homem e um grande pastor”, afirmou.
Índia
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chamou Francisco de “farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo” em publicação no X. “Neste momento de luto e lembrança, minhas sinceras condolências à comunidade católica global. O papa Francisco será sempre lembrado como um exemplo de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões de pessoas em todo o mundo”
Suíça
A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, chamou Francisco de um “grande líder espiritual”.
Paraguai
O presidente do Paraguai, Santiago Peña também se manifestou a morte pontífice “com profunda dor, recebi a notícia do falecimento do papa Francisco”.
Emirados Árabes Unidos
O xeque Mohamed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos destacou o empenho do pontífice em promover valores de convivência e respeito mútuo. “Estendo minhas mais profundas condolências aos católicos de todo o mundo pelo falecimento do Papa Francisco, que dedicou sua vida a promover os princípios da convivência pacífica e da compreensão mútua. Que ele descanse em paz”, afirmou, também pelo X.