A sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal desta quarta-feira (9) foi suspensa por duas vezes devido a ocorrência de um protesto no plenário da Casa. Um grupo de manifestantes ocupou o espaço com cartazes e palavras de ordem contra a proposta de concessão do Título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Portando cartazes e vestindo camisetas com os dizeres “Sem anistia aos golpistas”, o grupo chegou a gerar tensão, e o vereador que presidia a reunião, Eribaldo Medeiros (REDE), suspendeu a sessão em dois momentos.
O vereador Matheus Faustino (UB) afirmou que foi atacado pelos manifestantes presentes. “Se vocês querem estar no plenário, ganhem votos e sejam eleitos”, disse. O vereador alegou que, durante a confusão, acabou sendo agredido com um soco na barriga, e que um de seus assessores também foi alvo.
A parlamentar Brisa Bracchi (PT) rebateu Matheus. “Os assessores tem que acompanhar o parlamentar, as pessoas estão fazendo manifestação pacífica, mas se forem lá toda hora provocar… o vereador [Matheus Faustino] acha que é uma boa ideia provocar”.
O vereador Subtenente Eliabe (PL) que os manifestantes fossem retirados da Casa. “Um dos vereadores foi desacatado”. Entretanto, o pedido não foi atendido.
Ao todo, 15 parlamentares estavam presentes na Casa Legislativa.
A proposta
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (7), o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
A proposta é de autoria de Subtenente Eliabe Marques (PL) e foi subscrita por Fúlvio Saulo (SDD), Tony Henrique (PL), Preto Aquino (PODE) e Camila Araújo (UB). Brisa Bracchi (PT) foi a única parlamentar a votar contra.
“Na história da Presidência, foi o presidente que mais visitou a nossa cidade. Os recursos enviados à Natal superaram as gestões anteriores e um olhar para a segurança com mais de R$ 200 milhões para aparelhar as forças de segurança. Essa concessão é justa, razoável e merecida. Ele que já é cidadão potiguar”, afirmou Eliabe, que lembrou que Bolsonaro já recebeu Título de Cidadão Norte-rio-grandense, concedido pela Assembleia Legislativa.
*Com informações do Agora RN.