Os gêneros orgânicos cultivados e produzidos no Rio Grande do Norte estão presentes no maior evento de negócios do setor de produtos orgânicos, naturais e agroecologia da América Latina. O Sebrae no Rio Grande do Norte organizou uma missão empresarial para levar um grupo de nove empreendedores do setor à feira ‘Bio Brazil Fair Biofach América Latina’, que está sendo realizada até este sábado (17), no Anhembi, em São Paulo. Um dos destaques da comitiva potiguar é a Cachaça Extrema, que foi o escolhida para representar o RN no estande “Vitrine Brasil na Mesa”. O espaço reúne produtos do ramo de alimentos e bebidas de oito estados brasileiros com potencial de expansão nacional e que possuem a certificação orgânica.
Ao todo, a missão potiguar levou 9 produtores e empresários dos setores de Orgânicos e Alimentação Saudável, sendo dois empresários e sete produtores rurais. Compõem a comitiva Marcos Mindelo (Cachaça Extrema), Rodrigo Benjamim (Hortvida Mossoró), Leonardo Tinoco (Martina Orgânicos), Suerda Soares (Mercado da Agricultura Familiar), Rodrigo Cunha (Pioneira Agrícola), Schiavo Álvares (Santo Antônio Bebidas Artesanais), Rita Medeiros (Enteral Nutrition) e Rosenaide, do Empório Nutri Care. Além da participação na feira, também fez parte da programação da missão a visita ao Ceagesp, mercados e restaurantes de orgânicos na cidade, que possuem ideias de negócios e diferenciais competitivos para que os participantes possam se inspirar.
A Biobrazil Fair/BioFach América Latina começou no dia 14 e é a principal feira de produtos orgânicos da América Latina. Ocorre anualmente em São Paulo e reúne expositores de alimentos, moda, cosméticos e higiene, produção e serviços. Na última edição presencial, realizada em 2022, foram mais de 650 expositores dos 27 estados, além de 24 países com mais de 1.400 marcas. Na ocasião foram mais de 44 mil visitantes e expectativas de negócios de cerca de R$ 20 milhões.
De acordo com a gestora dos projetos de Bioeconomia e Cotonicultura do Sebrae-RN, Sergina Fernandes, esse apoio para a participação de empreendimentos potiguares em feiras nacionais e internacional integra as estratégias da instituição para possibilitar o ingresso das empresas atendidas em novos mercados, e assim ampliar a base de consumidores, clientes e parceiros comerciais para esses negócios.
“A participação em feiras e missões nacionais e internacionais é uma ótima oportunidade de apresentar produtores e seus produtos a um novo público e captar interesse em um novo mercado, além de novas realidades e modelagem de mercado. Entendemos que a participação em feiras possibilitam captar novos contatos, estabelecendo relações com pessoas e organizações que podem gerar oportunidades, podendo assim aumentar as vendas, através do contato com potenciais compradores”, afirma a gestora.
Crescimento do mercado no Nordeste
Segundo o estudo “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, que foi apresentado nesta sexta-feira (16) no evento, a cada um mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos e aponta um crescimento de 16% no consumo deste tipo de alimento no país, entre 2021 e 2023.
Feito com consumidores de todo o Brasil, uma das surpresas neste estudo está no Nordeste. A região apresentou o aumento mais significativo no consumo de orgânicos no país, de 32% em 2021 para 45% em 2023. Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, registrando aumento de 26% para 30%. A região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 – 15% – para 16% em 2023. O Sul manteve os 39% nas duas edições.

