Pré-candidata à Prefeitura de Mossoró em 2024, a deputada estadual Isolda Dantas deixou nas mãos da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT/RN) todas as decisões e encaminhamentos relacionados às eleições municipais do próximo ano, incluindo a sondagem e o fechamento de alianças político-eleitorais para o pleito. Entretanto, deixou claro que não pretende se aliar à ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), como vem sendo especulado nos bastidores da política potiguar nas últimas semanas.
“Não há prospecções de alianças com a ex-prefeita Rosalba. Todas as conversas sobre 2024 estão acontecendo dentro do partido e serão externadas pelo próprio PT”, informou, ao ser questionada pelo Diário do RN, via assessoria, sobre a possibilidade de um acordo político-eleitoral com a ex-gestora visando o fortalecimento de sua pré-candidatura no pleito.
Para o PT, uma vitória no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte é estratégica para o projeto político da legenda, que disputará ainda a preferência dos eleitores na Capital do Estado em 2024. Para isso, o diretório estadual anunciou, inclusive, a união dos dois principais governantes do PT na campanha de Isolda: a governadora Fátima Bezerra e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estamos confiantes e determinados. Há consenso no partido sobre prioridade para as eleições em Mossoró e Isolda é uma candidata forte, tem todas as condições de disputar e construir uma vitória. No contexto do crescimento do PT nas últimas eleições, ela obteve uma vitória eleitoral consagradora e vem intensificando suas atividades e conquistando cada vez mais o reconhecimento do povo mossoroense”, afirmou o presidente estadual do PT, Júnior Souto.
Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, em 25 de maio passado, Isolda afirmou ter um plano inteiro de governo para o município, com projetos e propostas para benfeitorias estruturais, econômicas e sociais. “Eu tenho muitas propostas. Mas a decisão final será do partido. Vamos nos submeter ao que o partido decidir para as próximas eleições”, garantiu a parlamentar, a mulher mais votada na história da Assembleia Legislativa do Estado.
Possível aliança com Sandra e Larissa Rosado é especulada em Mossoró
Outra possibilidade de aliança político-eleitoral que vem sendo especulada nos últimos dias em Mossoró é entre Isolda Dantas e a ex-deputada estadual Sandra Rosado e sua filha, a ex-vereadora de Mossoró, Larissa Rosado. Ambas são aliadas da governadora Fátima Bezerra, apesar de serem filiadas ao União Brasil, que é comandado no Estado pelo ex-senador José Agripino Maia, adversário da petista e que apoiará a reeleição do prefeito Allyson Bezerra (SDD).
Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, há duas semanas, Sandra afirmou que qualquer posição que tomar relacionada às eleições municipais, será combinada com Fátima. “Isolda é uma candidata forte, mas não pode se limitar apenas ao partido dela; respeito o PT, mas uma candidatura tem que agregar, unir forças. Temos ligação com a governadora, votamos e torcemos pelo sucesso do governo dela, mas a oposição em Mossoró está totalmente esfacelada. Tem que trabalhar para unir, para agregar forças”, disse.
Neste sentido, mãe e filha ou permanecerão no União Brasil e apoiarão a reeleição do prefeito, ou se desfiliarão para apoiar a candidatura de Isolda Dantas, pela oposição. Nesse caso, há rumores que sugerem o nome da ex-vereadora Larissa Rosado como possível candidata a vice na chapa de Isolda.
A segunda maior cidade do Estado é um dos redutos eleitorais da deputada estadual Isolda Dantas. Dos mais de 57 mil votos que a reelegeram para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado em 2022, quase 30% deles foram conquistados em Mossoró, que possui mais de 183,2 mil eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral.

