Um avião médico com seis mexicanos a bordo caiu e provocou um incêndio em uma área urbana da Filadélfia no fim da noite dessa sexta-feira (31), informaram autoridades americanas e mexicanas, dois dias após 67 pessoas morrerem em um acidente aéreo em Washington.
Imagens de vídeo parecem mostrar o avião bimotor descendo em um ângulo acentuado em direção a uma zona residencial, causando uma enorme bola de fogo após o impacto e espalhando destroços sobre casas e veículos.
O avião, um Learjet 55, caiu por volta das 18h30 locais (23h30 GMT) com seis pessoas a bordo, informou a Administração Federal de Aviação (FAA) em um comunicado.
Os ocupantes eram uma menina que havia recebido tratamento médico nos Estados Unidos, sua mãe e membros da tripulação de voo e equipe médica, que morreram no acidente, afirmou o hospital infantil onde a menor foi atendida. “A paciente havia recebido cuidados médicos no Shriners Children’s da Filadélfia e estava sendo transportada de volta ao seu país de origem, o México, em uma ambulância aérea contratada quando ocorreu o acidente”, declarou Mel Bower, porta-voz do hospital.
Momentos depois, a chancelaria do México informou pela rede social X que “seis pessoas de nacionalidade mexicana viajavam na aeronave”. O pessoal consular mexicano está “em contato” com os familiares das vítimas, acrescentou.
Segundo a FAA, o Learjet 55 — um avião de negócios americano-francês — havia decolado pouco antes do aeroporto de Northeast Philadelphia com destino a Branson, no Missouri.
A operadora da aeronave, Jet Rescue Air Ambulance, confirmou em comunicado à imprensa americana que havia dois passageiros e quatro tripulantes.
“Neste momento, não podemos confirmar se há sobreviventes” no incidente registrado nessa cidade do leste dos Estados Unidos, acrescentou. Dezenas de trabalhadores de emergência estavam no local, nos arredores do Roosevelt Mall, um centro comercial no nordeste da Filadélfia com lojas e estabelecimentos alimentares.
Mike Driscoll, membro do Conselho Municipal da Filadélfia, expressou temores de que residentes ou outras pessoas presentes no local pudessem ter morrido. “A situação não parece boa. É algo triste”, declarou à CNN.
“Mais almas inocentes foram perdidas” nesse “triste” acidente, lamentou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua plataforma Truth Social ao tomar conhecimento do ocorrido.
Com informações da Folha de São Paulo