De carreira política vitoriosa sem perder a sua essência, a ex-vereadora natalense e hoje deputada estadual no seu segundo mandato, Eudiane Macedo quer alçar voos mais altos na sua trajetória e em entrevista concedida ao Diário do RN, ela confirmou a sua pretensão em disputar a Prefeitura de Natal nas próximas eleições, sucedendo o atual prefeito Álvaro Dias.
Hoje, aos 43 anos de idade, pretensa candidata a Prefeita de Natal Eudiane Macedo disputou sua primeira eleição, sem sucesso, em 2008. Em 2012 voltou a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal e conseguiu sua primeira eleição ao somar 2.078 votos. Em 2016, foi reeleita com mais de o dobro de sua primeira vitória ao conquistar a preferência de 4.922 eleitores. Dois anos depois já estava disputando uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e foi vitoriosa com 23.448 votos e no ano passado foi reeleita a alcançar 36.027 votos dos potiguares.
“Precisamos preparar Natal para ser uma cidade onde seus habitantes tenham alegria em aqui viver. Precisamos resolver os problemas daqueles que aqui vivem”
Sintonizada com a situação política do país e especialmente do seu estado, a deputada Eudiane Macedo reconhece a polarização ideológica ocorrida na eleição do ano passado quando da escolha para a presidente da República, resultando num embate entre o vencedor Luiz Inácio Lula da Silva e o derrotado Jair Messias Bolsonaro, extremando ideologicamente a esquerda e a direita. Perguntada se acreditava que o próximo pleito, na escolha de Prefeito de Natal aconteceria essa mesma polarização, a deputada do Partido Verde foi enfática ao dizer que “Acredito que com a mesma intensidade não. Não podemos ficar numa polarização ideológica eternamente. A população quer resolver os problemas de mobilidade, da unidade de saúde, escola e emprego. Precisamos focar nos problemas que atingem a nossa população”.
PRIORIDADES
Desafiada a citar os problemas mais sérios enfrentados pela população natalense, Eudiane não se fez de rogada e debulhou uma série de percalços enfrentados diariamente ao afirmar que “Sou natalense e moro no Conjunto Nova Natal na Zona Norte, conheço de perto os problemas que afligem a população natalense. Sei o que é a falta de profissionais nas unidades de saúde, a falta de creche, o ônibus lotado todos os dias, e a falta de emprego. Tenho fé, sei que é possível sonhar, sem grandes estruturas financeira ou partidária, quebrando paradigmas, fui eleita vereadora de Natal duas vezes e estou no segundo mandato de deputada estadual”.
Sobre parte de seus planos caso chegue a vencer a eleição do próximo ano e venha dirigir a cidade de Natal, Eudiane Macedo fez uma breve colocação: “Precisamos pensar e preparar Natal para ser uma cidade onde seus habitantes tenham alegria em aqui viver. Muito falamos em preparar Natal para o turista, isso é importante, é fundamental, mas primeiro precisamos resolver os problemas daqueles que aqui vivem”.
POLÍTICA
Mesmo com a pretensão latente de ser candidata à sucessão do prefeito Álvaro Dias, Eudiane sabe que ainda terá que passar por uma avaliação dentro da Federação de partidos ente o PT, PB do B e PV, quando afirmou: “O nosso nome está posto como uma alternativa do Partido Verde (PV) para a Federação, isso é normal. Somos três partidos, cada qual deve discutir internamente suas opções e no momento certo discutir esses nomes numa reunião dessa mesma federação”.
Alertada pelo repórter de que circula nas rodas políticas a possibilidade de migrar do PV para o MDB e fazer parte da chapa encabeçada por Natália Bonavides, a pretensa candidata a prefeita de Natal foi enfática ao dizer que “Acho o MDB um grande partido e tenho uma excelente relação com o Vice-Governador Walter Alves, mas não existe essa discussão. Quanto a possibilidade de ser candidata a Vice-Prefeita, também não discutimos”