Um adolescente britânico irá a julgamento na segunda-feira, acusado de assassinar três meninas em um ataque com faca na cidade de Southport, no norte da Inglaterra, em julho passado, um crime que horrorizou a nação e foi seguido por dias de tumultos em todo o país.
Axel Rudakubana, 18, é acusado de matar Bebe King, 6, Elsie Dot Stancombe, 7, e Alice Dasilva Aguiar, 9, que estavam participando de um evento de dança temático de Taylor Swift para crianças na tranquila cidade litorânea.
Rudakubana também é acusado de 10 tentativas de homicídio, produção do veneno mortal ricina e posse de um manual de treinamento da Al Qaeda.
Seu julgamento, que deve durar entre quatro e seis semanas no Tribunal da Coroa de Liverpool, só ouvirá as provas da acusação e suas testemunhas depois que o advogado de Rudakubana, Stan Reiz, confirmou que nenhum caso positivo seria apresentado em seu nome.
O britânico Rudakubana, que tinha 17 anos na época do incidente, não falou quando perguntado sobre como ele se declarou em uma audiência em dezembro , então o juiz, Julian Goose, apresentou declarações de inocência em seu nome.
A polícia disse que o incidente não estava sendo tratado como relacionado a terrorismo. Grandes distúrbios ocorreram em Southport após relatos falsos se espalharem nas mídias sociais de que o suposto assassino era um migrante islâmico radical.
Esses distúrbios se espalharam pela Grã-Bretanha com ataques a mesquitas e hotéis que abrigam requerentes de asilo, com o primeiro-ministro Keir Starmer culpando os tumultos pela “banditismo de extrema direita”, resultando em mais de 1.500 prisões.
O gabinete do procurador-geral e a polícia local alertaram a mídia e o público para não publicarem ou postarem nada nas redes sociais que possa prejudicar o julgamento, dizendo que qualquer um que violar isso poderá ser processado.