Com a possível proibição do TikTok nos Estados Unidos, muitos americanos começaram a procurar alternativas, e os brasileiros também começaram a se interessar pelo RedNote, uma plataforma similar. Desde a semana passada, o número de downloads do app chinês quadruplicou, e a média diária subiu de 900 para 3.500.
O RedNote é um aplicativo chinês similar ao TikTok, mas com mais recursos, como álbuns de fotos e textos, e foco em estilo de vida, viagens e moda. A plataforma ainda está disponível apenas em chinês (tradicional e simplificado) e inglês, mas isso não impediu que 30 mil brasileiros se cadastrassem no último mês. Desde o lançamento no Brasil, o app já teve 257 mil downloads no país.
Essa busca pelo RedNote é resultado da movimentação nos EUA, onde a Suprema Corte validou uma lei que pode forçar o TikTok a ser bloqueado até o próximo domingo. Influenciadores americanos começaram a recomendar a migração para o RedNote, fazendo o aplicativo chegar ao topo das lojas de apps.
Embora o interesse no Brasil ainda seja pequeno, ele está crescendo rapidamente. Especialistas acreditam que esse aumento seja uma reação à situação do TikTok nos EUA, mas não necessariamente um movimento que vá se manter a longo prazo.
Com informações do Globo